Rio + 20: um exercício do possível
Palavras-chave:
Desenvolvimento Sustentável, Rio 20, Crise InternacionalResumo
O resultado da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), a chamada Rio+20, recebeu reações ambíguas. Maior encontro intergovernamental já ocorrido até o momento, a conferência foi vítima tanto das expectativas dos temas abordados quanto dos constrangimentos decorrentes do contexto de crise internacional. Não é inesperado que ela tenha, desta forma, desapontado parte dos negociadores e da sociedade civil. De fato, os impasses foram numerosos e os compromissos acordados foram de modesta ambição. Entendemos, entretanto, que seria tarefa impraticável cumprir com o largo espectro de vontades relativas à conferência. À luz deste entendimento, torna-se imperioso analisar as razões pelas quais, como se verá, a CNUDS não foi um fracasso, mas, sim, um sucesso em meio a circunstâncias adversas.Publicado
2020-11-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores manterão seus direitos autorais e concedem à revista apenas o direito de primeira publicação. O artigo será simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo seu compartilhamento com o devido reconhecimento de autoria e publicação inicial para esta revista.
Os autores ficam autorizados à assumir contratos adicionais, separadamente, visando distribuição não-exclusiva da versão publicada nesta revista (ex.: repositório (site)institucional, ou capítulo de livro), reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista.