Notas sobre a trajetória da questão ambiental e principais temas em debate na conferência Rio + 20
Palavras-chave:
Meio Ambiente, Rio-92, Rio 20Resumo
O tema do meio ambiente começou a ser tratado oficialmente pela ONU apenas na década de 1970, destacando-se as questões ambientais e a influência do homem sobre a natureza. Oficialmente, a primeira reunião sobre essa temática realizada pela ONU ocorreu na Suécia, em 1972, quando se organizou a "Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano", momento em que se discutiu, pela primeira vez, a questão dos impactos das ações do homem sobre o planeta. Dez anos depois, em 1982, foi elaborada a "Carta Mundial da Natureza", que afirmava que “a humanidade é parte da natureza e depende do funcionamento ininterrupto de seus sistemas naturais”. No ano de 1992, ocorreu na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, também conhecida como Rio-92 ou Eco-92. Neste evento, organizado conjuntamente pela ONU e pelo governo brasileiro, pela primeira vez colocou-se a temática ambiental no centro dos debates, ao se estabelecer um conjunto de acordos políticos com metas e objetivos que deveriam ser seguidas nos decênios seguintes por todos os países signatários do documento final da referida conferência.Referências
MEADOWS, D. ET AL. The limits of Growth. A report for the club of Rome’sproject on the predicament of Mankind. Londres:Potomac, 1974.
PASSOS , Priscilla Nogueira Calmon. A conferencia de Estocolmo como ponto de partida para a proteção internacional do meio ambiente. Revista DireitosFundamentais e democracia.Vol 6. 2009.
ROMEIRO, A R. Economia ou economia política da sustentabilidade? Texto para Discussão.IE/UNICAMP, Campinas, n. 102, set. 2001.
LAYARGUES, Philippe Pomier. Do Ecodesenvolvimento ao Desenvolvimento Sustentável: Evolução de um conceito. 2007
SEQUINEL, Maria Carmen Mattana. Cúpula mundial sobre desenvolvimento sustentável - Joanesburgo: entre o sonho e o possível. ANÁLISE CONJUNTURAL, v.24, n.11-12, p.12, nov./dez. 2002.
MAY, Petar H. Economia do Meio Ambiente. Teoria e prática. 2 ed. Rio de Janeir: Elsevier, 2010.
LAGO, André Aranha Corrêa. Estocolmo, Rio, Johanesburgo. O Brasil e as tr6es conferencias ambientais das Nações Unidas. Ministério das Relações Exteriores. Instituto Rio Branco. 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores manterão seus direitos autorais e concedem à revista apenas o direito de primeira publicação. O artigo será simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo seu compartilhamento com o devido reconhecimento de autoria e publicação inicial para esta revista.
Os autores ficam autorizados à assumir contratos adicionais, separadamente, visando distribuição não-exclusiva da versão publicada nesta revista (ex.: repositório (site)institucional, ou capítulo de livro), reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista.