Impactos da Covid-19 sobre o mercado formal de trabalho em Santa Catarina até setembro de 2020

Autores

  • Lauro Mattei Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-1270-8052
  • Vicente Loeblein Heinen Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maria Eduarda Munaro Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Brasil, Santa Catarina, Covid-19, mercado formal de trabalho

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar os impactos da Covid-19 no mercado formal de trabalho de Santa Catarina em 2020 à luz do comportamento do emprego formal no país. Para tanto, foram utilizadas informações do Novo Caged, separadas em três períodos distintos: antes do início da pandemia, durante a fase aguda da pandemia e no período de recuperação das atividades econômicas. Esses dados foram analisados a partir dos seguintes quesitos qualitativos: grupamentos de atividades, sexo, faixa etária e grupamento ocupacional dos trabalhadores. As principais conclusões indicam que, tanto no Brasil como em Santa Catarina, os setores mais afetados foram os de comércio; alojamento e alimentação; transportes, armazenagem de cargas e correios; e serviços administrativos, enquanto o setor da indústria de transformação, que havia sido fortemente afetado na fase aguda da pandemia, apresentou o melhor desempenho na retomada das atividades econômicas. Além disso, as mulheres foram as mais afetadas durante a pandemia, sendo também as mais prejudicadas no período de recuperação, quando a maior parte das vagas foi destinada aos homens. Finalmente, o emprego dos jovens foi mais afetado durante a fase mais aguda da pandemia, porém recuperado no período de retomada das atividades, enquanto as pessoas mais idosas sofreram maiores restrições para permanecer no mercado de trabalho.

Biografia do Autor

Lauro Mattei, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular do Departamento de Economia e Relações Internacionais e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração, ambos da UFSC. Coordenador geral do NECAT-UFSC e Pesquisador do OPPA/CPDA/UFRRJ

Vicente Loeblein Heinen, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Economia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bolsista do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat/UFSC)

Maria Eduarda Munaro, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Economia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bolsista do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat/UFSC)

Referências

ALMEIDA, M. E. et al. Substituição da captação dos dados do Caged pelo eSocial: implicações para as estatísticas do emprego formal. 2020. Disponível em: .

BARBOSA, A. L. N. H.; COSTA, J. S.; HECKSHER, M. Mercado de trabalho e pandemia da Covid-19: ampliação de desigualdades já existentes? IPEA/DISOC, 2020. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2020.

CACCIAMALI, M. C. Desgaste da legislação laboral e ajustamento do mercado de trabalho brasileiro nos anos 90. In: POSTHUMA, A. C. Abertura comercial e ajuste no mercado de trabalho no Brasil, São Paulo: Ed.34, 1999, p. 207-232.

CARDOSO JR, José Celso. Crise e desregulação do trabalho no Brasil. In: Tempo Social, USP, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 31-59, nov/2001.

CHAHAD, J. P. Z. Mercado de trabalho: conceitos, definições e funcionamento. In: FILHO, F. M. M. (Org.) Manual de Economia. São Paulo: Saraiva, 1999.

HEINEN, V. L.; MATTEI, L. Primeiros impactos da crise da Covid-19 no mercado de trabalho catarinense. 2020. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2020.

KREIN, J. D. et al. Flexibilização das relações de trabalho: insegurança para os trabalhadores. In: Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, n. 52, 2018, p. 41-66.

MATTEI, L.; HEINEN, V. L. Impactos da crise da Covid-19 sobre o mercado de trabalho brasileiro. Revista de Economia Política, v. 40, n. 4, out-dez/2020, p. 647-668.

MATTOS, F. A. M. Avanços e dificuldades para o mercado de trabalho. In: Revista Estudos Avançados, v. 29, n. 85, dez/2015, p. 69-85.

MATTOSO, Jorge. O Brasil desemprego. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1999.

NOVO CAGED. Painel de informações do Novo Caged. 2020. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2020.

RAMOS, Lauro. A evolução da informalidade no Brasil Metropolitano. In: Textos para Discussão, Rio de Janeiro: IPEA, nº 914, 2002.

SEPRT – Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Resumo Executivo: Divulgação das estatísticas mensais do emprego formal. 2020. Disponível em:<http://antigo.trabalho.gov.br/images/Documentos/CAGED/2020/Resumo_executivo_nota_tecnica.pdf>.

Downloads

Publicado

2020-11-27