Impactos da pandemia sobre o setor industrial catarinense

Autores/as

Palabras clave:

Brasil, Santa Catarina, Indústria, Impactos da Covid-19

Resumen

O principal objetivo do artigo foi analisar os impactos da COVID-19 sobre o desempenho da indústria catarinense, tomando-se como referência o comportamento da indústria nacional. Após breve discussão do processo de desindustrialização em curso no país, discute-se o desempenho da indústria brasileira na década de 2010 para, na sequência, analisar os impactos da COVID-19, tanto no Brasil como em Santa Catarina. De forma similar, o artigo concluiu que os setores produtivos de bens de capital e de bens de consumo duráveis foram os mais afetados e que a produção física acumulada no ano de 2020 continua negativa, tanto no Brasil como no estado de Santa Catarina, porém em níveis mais elevados no último caso.

Biografía del autor/a

Lauro Mattei, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Titular do Curso de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Administração, ambos da UFSC. Pesquisador do OPPA/CPDA/UFFRJ. Coordenador Geral do Necat/UFSC.

Matheus Rosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Economia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e bolsista do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat/UFSC)

Citas

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Mensal da Indústria (PIM), 2020.

_______. Pesquisa Mensal da Indústria – Produção Física Regional, 2020.

IEDI - Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial. Carta IEDI, n. 42. Disponível em:. Acesso em: 17 nov. 2020.

OREIRO, J. L.; FEIJÓ, C. Desindustrialização: conceituação, causas, efeitos e o caso brasileiro. In: Revista de Economia Política, v. 30, n. 2, 2010.

OREIRO, J. L.; MARCONI, N. Teses equivocadas no debate sobre a desindustrialização e perda de competitividade da indústria brasileira. In: Revista NECAT, v. 3, n. 5, jan-jun/2014, p.24-48.

PALMA, J. G.. De-industrialization, premature de-industrialization and the Doutch Desease. In: Revista NECAT, v. 3, n. 5, jan-jun/2014, p. 7-23.

ROWTHORN, R.; RAMASWAMY, R. Growth, Trade, and Deindustrialization. IMF Staff Papers, vol.46, n.1, march 1999.

ZAGATO, L.; AUGUSTO, F. Chaebols, campeões nacionais e parasitas na Coreia do Sul. 2020. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2020.

Publicado

2020-11-27