Comportamento do mercado de trabalho no estado de Santa Catarina entre 2001 e 2011

Autores

  • Lauro Mattei Universidade Federal de Santa Catarina https://orcid.org/0000-0002-1270-8052
  • Bruna Boni Lavratti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rayana de Azevedo Peled Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

mercado de trabalho, Santa Catarina, população economicamente ativa

Resumo

O final do século XX foi marcado por mudanças estruturais, tais como a terceira revolução tecnológica, a abertura comercial e a desregulamentação dos mercados, aspectos que caracterizaram a fase conhecida como o “período de globalização”. As empresas sob a égide da globalização e do receituário neoliberal passaram a buscar um sistema de relações de trabalho mais flexível como forma de reduzir custos. No Brasil, as políticas adotadas a partir da década de 1990 visavam incorporar a economia nacional neste cenário global de mudanças. Todavia, essas tendências começaram a ser revertidas desde a desvalorização do Real em 1999, quando se observa que os empregos informais pararam de crescer para dar espaço a um processo de formalização dos postos de trabalho. No Governo Lula, estes resultados se intensificaram devido às prioridades dadas na esfera social, com a reestruturação das políticas de emprego e ampliação dos programas sociais voltados ao combate da pobreza. Este artigo analisou as modificações que ocorreram no mercado de trabalho de Santa Catarina no período entre 2001 e 2011. Observou-se que a população economicamente ativa (PEA) ocupada cresceu a uma taxa de 1,9% ao ano entre 2001 e 2011. Em contrapartida, os desocupados perderam participação relativa sobre a PEA catarinense, ocasionando uma queda taxa de desemprego aberto. Observou-se também uma maior taxa de crescimento das mulheres no mercado de trabalho, comparativamente aos homens, tendência que também vem sendo verificada no âmbito do país.

Biografia do Autor

Lauro Mattei, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do curso de Graduação em Economia e de Pós-Graduação em Administração, ambos da UFSC.

Bruna Boni Lavratti, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Economia da UFSC

Rayana de Azevedo Peled, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Economia da UFSC

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho? ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 4.ed. Campinas, SP. Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1997.

BALTAR, Paulo. Emprego, política de emprego e política econômica no Brasil. Escritório da OIT no Brasil. 1 v. (Série Trabalho Decente no Brasil; Documento de trabalho n.2). Brasília: OIT, 2010.

CARDOSO, José Álvaro de Lima. Reestruturação produtiva e mudanças no mundo do trabalho: um olhar sobre os setores têxtil e alimentício em Santa Catarina. Tubarão: Studium, 2004.

COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E CARIBE. Emprego, desenvolvimento humano e trabalho decente: a experiência brasileira recente. Brasília: CEPAL/PNUD/OIT, 2008. 176 p. Disponível em: <http://www.pnud.org.br/arquivos/arqui1220877382.zip>.

COUTINHO, Luciano. A terceira revolução industrial e Tecnológica: as grandes tendências de mudança. Revista Economia e Sociedade, n.1, ago. 1992.

GUJARATI, Damodar N. Econometria Básica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000.

HARVEY, D. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre a modernidade, São Paulo: Ed. Loyola, 1992. In: ANTUNES, Ricardo. Adeus ao Trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 4.ed. Campinas, SP. Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1997.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Políticas públicas de emprego, trabalho e renda no Brasil. In: ______. Brasil: o estado de uma nação. Mercado de trabalho, emprego e informalidade. 2006a. cap. 7. p. 401. Disponível em:

<http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/livros/estadonacao2006/cap7_politicas.pdf>.

MATTEI, Lauro F. ; Niederle, Sidnei ; PELED, R. ; LAVRATTI, B. B. . Evolução do mercado formal de trabalho no estado de Santa Catarina na primeira década do século XXI. 2012.

PRONI, Marcelo W.; ROCHA, Thaíssa T. A OIT e a promoção do trabalho decente no Brasil.

Revista da ABET, Associação Brasileira de Estudos do Trabalho, vol. IX, n. 1, jan-jun, 2010.

PRONI, Marcelo W. Trabalho decente e vulnerabilidade ocupacional no Brasil. IE/UNICAMP. n.188, 2011, p. 22.

POCHMANN, Márcio. A década dos mitos. São Paulo: Contexto, 2001.

________. O trabalho sob fogo cruzado: exclusão, desemprego e precarização no final do século. São Paulo: Contexto, 2002, p. 34.

Downloads

Publicado

2020-11-26