As transformações no mundo do trabalho e as tendências das relações de trabalho na primeira década do século XXI no Brasil

Autores

  • José Dari Krein Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Socioeconomia, Mercado de Trabalho, Brasil

Resumo

O presente texto está estruturado em mais três, além desta introdução. Na primeira delas destaca-se a dinâmica do emprego e seus desafios, considerada uma precondição para o avanço no processo de estruturação do mercado de trabalho. Na segunda seção são analisadas as tendências de flexibilização advindas das mudanças estruturais no trabalho e do jogo político. Algumas bandeiras do sindicalismo acabam reforçando e não se contrapondo a essa lógica. A existência de um ator sindical fortalecido é uma condição para o avanço na regulação do trabalho, especialmente se o quadro do emprego continuar apresentando uma tendência de crescimento, contexto em que o poder de barganha dos sindicatos aumenta. Finalmente, a terceira seção apresenta as considerações finais do artigo, procurando demonstrar as principais tendências do mundo do trabalho e das relações trabalhistas. 

Biografia do Autor

José Dari Krein, Universidade Estadual de Campinas

Pesquisador do CESIT (Centro de Estudos Sindicais e Economia do Trabalho) e Professor do Instituto de Economia da UNICAMP. Pesquisador do Projeto Temático da FAPESP Contradições do Trabalho no Brasil Atual

Referências

BALTAR et al. Moving towards decent work. Labour in the Lula government: reflections on recent Brazilian experience. In: Global Labour University Working Papers, v.9, 2010,

DIEESE. Política de valorização do Salário Mínimo: aplicação da MP 421 em 1º de março. Nota técnica número 62, março de 2008.

DIEESE. O Balanço das negociações salariais em 2010. Estudos e Pesquisas nº 55. São Paulo: Dieese, 2011.

GALVÃO, A. Neoliberalismo e reforma trabalhista no Brasil. Rio de Janeiro: coedição, Revan,

FAPESP, 2007.

KREIN, J. D. As tendências recentes nas relações de emprego no Brasil: 1990-2005. Tese de doutorado – Instituto de Economia - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

KREIN, J.D. SANTOS, A.L. La formalización del trabajo. Efectos de la política laboral en Brasil. In: NEUVA SOCIEDAD. Buenos Aires, Março/abril, 2012 (prelo).

NOBRE Jr, H. B., KREIN, J. D., BIAVASCHI, M. B. A Formalização dos Contratos e as Instituições

Públicas In: FAGNANI, E.; HENRIQUE, W.; LÚCIO, C. G. Previdência Social: Como Incluir os Excluídos? Ed. São Paulo: LTr, 2008, p. 119-135.

NUNES, B. T.. O debate teórico sobre a regulação das relações de trabalho e as tendências das políticas trabalhistas nos governos de FHC e Lula. Monografia, Instituto de Economia, UNICAMP, Campinas, 2010.

SANTOS, A. L. Trabalho em pequenos negócios no Brasil: impactos da crise no final do século XX.

Tese (Doutorado em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

TAVARES, P. A evolução da PLR na composição da remuneração do trabalho. Monografia (graduação em Economia) - - Instituto de Economia - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

Downloads

Publicado

2020-11-26