As transformações no mundo do trabalho e as tendências das relações de trabalho na primeira década do século XXI no Brasil
Palabras clave:
Socioeconomia, Mercado de Trabalho, BrasilResumen
O presente texto está estruturado em mais três, além desta introdução. Na primeira delas destaca-se a dinâmica do emprego e seus desafios, considerada uma precondição para o avanço no processo de estruturação do mercado de trabalho. Na segunda seção são analisadas as tendências de flexibilização advindas das mudanças estruturais no trabalho e do jogo político. Algumas bandeiras do sindicalismo acabam reforçando e não se contrapondo a essa lógica. A existência de um ator sindical fortalecido é uma condição para o avanço na regulação do trabalho, especialmente se o quadro do emprego continuar apresentando uma tendência de crescimento, contexto em que o poder de barganha dos sindicatos aumenta. Finalmente, a terceira seção apresenta as considerações finais do artigo, procurando demonstrar as principais tendências do mundo do trabalho e das relações trabalhistas.Citas
BALTAR et al. Moving towards decent work. Labour in the Lula government: reflections on recent Brazilian experience. In: Global Labour University Working Papers, v.9, 2010,
DIEESE. Política de valorização do Salário Mínimo: aplicação da MP 421 em 1º de março. Nota técnica número 62, março de 2008.
DIEESE. O Balanço das negociações salariais em 2010. Estudos e Pesquisas nº 55. São Paulo: Dieese, 2011.
GALVÃO, A. Neoliberalismo e reforma trabalhista no Brasil. Rio de Janeiro: coedição, Revan,
FAPESP, 2007.
KREIN, J. D. As tendências recentes nas relações de emprego no Brasil: 1990-2005. Tese de doutorado – Instituto de Economia - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
KREIN, J.D. SANTOS, A.L. La formalización del trabajo. Efectos de la política laboral en Brasil. In: NEUVA SOCIEDAD. Buenos Aires, Março/abril, 2012 (prelo).
NOBRE Jr, H. B., KREIN, J. D., BIAVASCHI, M. B. A Formalização dos Contratos e as Instituições
Públicas In: FAGNANI, E.; HENRIQUE, W.; LÚCIO, C. G. Previdência Social: Como Incluir os Excluídos? Ed. São Paulo: LTr, 2008, p. 119-135.
NUNES, B. T.. O debate teórico sobre a regulação das relações de trabalho e as tendências das políticas trabalhistas nos governos de FHC e Lula. Monografia, Instituto de Economia, UNICAMP, Campinas, 2010.
SANTOS, A. L. Trabalho em pequenos negócios no Brasil: impactos da crise no final do século XX.
Tese (Doutorado em Economia) - Instituto de Economia - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.
TAVARES, P. A evolução da PLR na composição da remuneração do trabalho. Monografia (graduação em Economia) - - Instituto de Economia - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores manterão seus direitos autorais e concedem à revista apenas o direito de primeira publicação. O artigo será simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo seu compartilhamento com o devido reconhecimento de autoria e publicação inicial para esta revista.
Os autores ficam autorizados à assumir contratos adicionais, separadamente, visando distribuição não-exclusiva da versão publicada nesta revista (ex.: repositório (site)institucional, ou capítulo de livro), reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista.