Emprego e desemprego em tempos de crise econômica e de reforma trabalhista
Resumo
A Revista NECAT procura estimular o debate sobre temas e assuntos pertinentes ao desenvolvimento socioeconômico catarinense, por entender que, enquanto universidade pública, temos um papel a cumprir junto à sociedade catarinense. Dando continuidade a essa missão, estamos disponibilizando o presente número, cujo foco destaca a temática do emprego e do desemprego no Brasil e em Santa Catarina.Referências
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do Mundo do Trabalho. 4ª ed., São Paulo: Cortez, 1997.
BALTAR, Paulo; LEONE, E. O mercado de trabalho no Brasil na recessão de 2015-2016. In: MORETTO, Amilton José et al (org.). As transformações no mundo do trabalho e o sistema público de emprego como instrumento de inclusão social. Fortaleza (CE): Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, 2018.
CARDOSO, José Álvaro de Lima. Reestruturação produtiva e mudanças no mundo do trabalho: um olhar sobre os setores têxtil e alimentício em Santa Catarina. Tubarão: Studium, 2004.
COUTINHO, Luciano. A terceira revolução industrial e Tecnológica: as grandes tendências de mudança. Revista Economia e Sociedade, n.1, ago. 1992.
HARVEY, David. Condição Pós-Moderna: Uma pesquisa sobre as origens da mudança de cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). Diversos anos. Disponível em: http://www.ibge.org.br/pnad. Acesso em janeiro e fevereiro de
POCHMANN, Marcio. O trabalho sob fogo cruzado: exclusão, desemprego e precarização no final do século. São Paulo: Contexto, 2002.
_________________. Recessão e mercado de trabalho no Brasil. In: MORETTO, Amilton José et al (org.). As transformações no mundo do trabalho e o sistema
público de emprego como instrumento de inclusão social. Fortaleza (CE): Instituto de Desenvolvimento do Trabalho, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores manterão seus direitos autorais e concedem à revista apenas o direito de primeira publicação. O artigo será simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo seu compartilhamento com o devido reconhecimento de autoria e publicação inicial para esta revista.
Os autores ficam autorizados à assumir contratos adicionais, separadamente, visando distribuição não-exclusiva da versão publicada nesta revista (ex.: repositório (site)institucional, ou capítulo de livro), reconhecida a autoria e publicação inicial nesta revista.