Cidade, Estado e sociedade civil: reflexões sobre a participação popular no planejamento urbano em Florianópolis

Autores

  • João Luis Abrantes Bertoli

Palavras-chave:

Estado, Sociedade civil, Florianópolis, Crescimento urbano, Participação popular,

Resumo

Este trabalho busca analisar a relação entre Estado e sociedade civil, na (re)produção do espaço urbano de Florianópolis. Parte-se de uma análise dos recentes acontecimentos envolvendo o crescimento urbano e as disputas ocorridas em meio planos e projetos urbanísticos para ilha de Santa Catarina. Com especial ênfase para o Plano Diretor de Florianópolis, que ocorreu em um momento de crescente participação popular. O objetivo é analisar as disputas ocorridas no interior da sociedade civil florianopolitana e a repercussão no âmbito estatal, de maneira a desenvolver construtos teóricos que possam melhor entender o fenômeno da neoliberalização das cidades. Observa-se que o crescimento urbano de Florianópolis engendrou a emergência de empresas dos ramos do turismo e da construção civil – incluindo também o mercado imobiliário. Esses setores procuram articular-se com outras classes sociais a fim de barrar propostas de cunho popular, que ameaçam a hegemonia político-ideológica dos principais setores da cidade. 

Biografia do Autor

João Luis Abrantes Bertoli

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em economia pela mesma universidade e atualmente professor de economia na Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC. Ao longo de sua graduação, teve experiência como voluntário no Grupo de Pesquisa em Economia Política dos Sistemas Mundo (GPEPSM). Após intercâmbio acadêmico na Facultad de Economia da UDC, Espanha, trabalhou no setor privado, nos setores da indústria de plástico e softwares. No seu trabalho de conclusão de curso, pesquisou sobre Inovação Tecnológica no Brasil, temática que já despertava seu interesse desde a metade de sua graduação. Em 2014, auxiliou na elaboração de relatórios sobre o contexto socioeconômico habitacional do Brasil e da região de Florianópolis em um projeto de desenvolvimento urbano que representou a América Latina no concurso “Urban Revitalization of Mass Housing” da ONU-habitat. Desde então, seus trabalhos tem se voltado para área do Desenvolvimento Regional e Urbano, especialmente no debate que envolve a dita “nova questão urbana” e a relação entre as esferas pública e privada. Além de contribuir com o debate sobre o desenvolvimento regional, também participa de seminários, palestras, rodas de conversa e na produção de artigos envolvendo questões referentes a finanças públicas.

Referências

AGUIAR, André Ruas. Analisando o Floripa 2030: um modelo hegemônico de cidade. 2015. 229 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

Castro, D. G. et al. Rio de Janeiro: proposições gerais em torno da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016 no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Letra Capital. 2015.

COUTINHO, Carlos Nelson. Dualidade de poderes: Estado, revolução e democracia na teoria marxista. São Paulo: Brasiliense, 1987.

DE LUCA FILHO, Vinícius. A geografia das feiras de negócios em Santa Catarina: origem, evolução e dinâmica das transformações. 2014. 426 f. Tese (doutorado) – Curso Programa de Pós-Graduação em Geografia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

DOS SANTOS, Samuel Steiner. Entre transformações e permanências: os institutos de planejamento urbano de Florianópolis e Joinville. 2015. 627 f. Tese (doutorado) – Curso Programa de Pós-Graduação em Geografia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

FLORIPAMANHÃ. Ata da Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária da Associação Floripamanhã realizada no dia 08 de abril de 2010. In: ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA E ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO FLORIPAMANHÃ. 2010. S. n. Florianópolis. 2010.

FLORIPAMANHÃ. Florianópolis. Floripamanhã 10 anos: Para fazer do futuro de Floripa nosso melhor presente. S. n. Florianópolis. 2015.

______. Estudos sobre o Plano Diretor: Contribuições Técnicas para a Revisão do Projeto de Lei do PDP de Florianópolis. S. n., Florianópolis. 2012.

GRAMSCI, Antonio et al. A questão meridional. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HARVEY, David. Do gerenciamento ao empresariamento: a transformação da administração urbana no capitalismo tardio. Espaço & Debates, v. 16, n. 39, p. 48-64, 1996.

ISHIDA, Américo. Por trás do Pano. IN: PERES, Arlis B. et al. Reconstruindo Paisagens: Desafios socioespaciais para a Grande Florianópolis. Florianópolis: Ed. UFSC, 2013. p. 30 – 32.

LABORATÓRIO DE ORIENTAÇÃO DA GÊNESE ORGANIZACIONAL. LOGO. Rota da Inovação venha inovar com Floripa: A cidade e a Marca. Revista nº 1. 2013.

LEFEBVRE, Henri. Espaço e política. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.

LINS, Hoyêdo Nunes. Cidades fractais: a Ilha da Magia e seus alquimistas. Pesquisa & Debate. São Paulo, Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política, v. 22, n. 1 (39), 2011.

LIPIETZ, Alain. O capital e seu espaço. São Paulo: Nobel, 1988.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MATTOS, Carlos de. Globalización y metamorfosis metropolitana en América Latina: De la ciudad a lo urbano generalizado. Revista de Geografia Norte Grande, n. 47, p. 81-104, 2010.

OURIQUES, Helton Ricardo. Turismo em Florianópolis: uma crítica a "indústria pós-moderna". f. Dissertação (Mestrado) – Curso de mestrado em geografia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996.

REIS, Almir Francisco. Ilha de Santa Catarina: permanências e transformações. Florianópolis: Editora UFSC. 2012.

RIZZO, Paulo Marcos Borges. O planejamento urbano no contexto da globalização: caso do plano diretor do Campeche em Florianópolis, SC. 2013. 331 f. Tese (Doutorado) – Curso Programa de Pós-Graduação em Geografia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2013.

SILVA, Ludovico. A mais-valia ideológica. Florianópolis: Ed. Insular. 2013.

SUGAI, Maria Inês. As intervenções viárias e as transformações do espaço urbano: A via de contorno norte-Ilha. 1994. Dissertação (mestrado) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Florianópolis. 1994.

______. Segregação Silenciosa: investimentos públicos e a dinâmica socioespacial na área conturbada de Florianópolis (1970 – 2000). Florianópolis: Ed. UFSC. 2015.

VAINER, Carlos B. Pátria, empresa e mercadoria: Notas sobre a estratégia discursiva do Planejamento Estratégico Urbano. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 8, 2013, Rio de Janeiro. Anais do VIII Encontro Nacional da ANPUR. Rio de Janeiro: ANPUR, 2013. p. 1-14.

VILLAÇA, Flávio. Crítica ao anteprojeto de lei do Plano Diretor de Florianópolis. In: PERES, Arlis B. et al. Reconstruindo Paisagens: Desafios socioespaciais para a Grande Florianópolis. Florianópolis: Ed. UFSC, 2013. p. 33 – 53.

Downloads

Publicado

2018-12-30