Só a retomada do desenvolvimento econômico, não o ajuste fiscal perpétuo, pode salvar o Brasil do colapso

Autores

  • José Luis Oreiro Universidade de Brasilia

Palavras-chave:

Desenvolvimento econômico, ajuste fiscal, Brasil, Governo Bolsonaro.

Resumo

Este artigo tem por objetivo mostrar que a agenda econômica relevante e urgente para o Brasil atual é a retomada do desenvolvimento econômico, sem o qual não só nenhum ajuste fiscal será sustentável no médio e longo-prazo, como também não será possível garantir um mínimo de coesão social e estabilidade política no país, com um sério risco de deflagração de uma guerra de secessão.

Biografia do Autor

José Luis Oreiro, Universidade de Brasilia

Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília, Pesquisador Nível IB do CNPq, Pesquisador Associado do Centro de Estudos do Novo-Desenvolvimentismo da FGV-SP e Líder do Grupo de Pesquisa “Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento” cadastrado no CNPq. É autor do livro “Macroeconomia do Desenvolvimento: uma abordagem Keynesiana” (2016) publicado pela LTC e do livro “Macrodinâmica Pós-Keynesiana: crescimento e distribuição de renda” (2018) publicado pela Alta Books. Foi Presidente da Associação Keynesiana Brasileira (2013-2015), tendo ganhado o Prêmio Brasil de Economia em 2017. De acordo com o critério REPEC o autor deste artigo está entre os 10% mais produtivos economistas do Brasil (https://ideas.repec.org/top/top.brazil.html#por34). E-mail: joreiro@unb.br. Página Pessoal: www.joseluisoreiro.com.br.

Referências

CHANG, Ha-Joon. Chutando a Escada: a estratégia de desenvolvimento em perspectiva histórica. Editora da Unesp: São Paulo, 2003.

GALA, Paulo. Complexidade Econômica. Contraponto: Rio de Janeiro, 2017.

HIDALGO, César. Why Information Grows: the evolution of order, from atoms to economics. Basic Books: Nova Iorque, 2015.

LISBOA, Marcos. “Começo”. Folha de São Paulo, 24 de Fevereiro, 2019.

OREIRO, José Luis. A Grande Recessão Brasileira: diagnóstico e uma agenda de política econômica. In: Revista Estudos Avançados, v. 31, n. 89, 2017.

___________. “Só a Retomada Salva o País”. Valor Econômico, Caderno Eu & Fim de Semana, p. 22-24, 2019a.

___________. E Depois do Supermultiplicador? Qual o futuro da teoria do crescimento puxado pela demanda agregada?, 2019b. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2019.

RODRIK, Dani. The Past, Present and Future of Economic Growth. In: Global Citizen Foundation, Working Paper 1, jun. 2013.

Downloads

Publicado

2018-12-30