Estudos de antropologia jurídica da civilização?:
mapeando o direito na obra de Darcy Ribeiro
Resumo
A presente pesquisa é o resultado provisório de um esforço de aproximação entre a obra de Darcy Ribeiro e o problema do direito. Darcy Ribeiro, como um dos mais importantes intelectuais críticos da América Latina, oferece amplo material para se refletir sobre o fenômeno jurídico, podendo contribuir para a construção de uma antropologia jurídica crítica. Tomando por inspiração seus Estudos de antropologia da civilização, o artigo pretende apresentar um mapeamento geral da questão jurídica na produção bibliográfica do autor, encontrando-a em seus escritos literários, didáticos e ensaísticos, tais como os etnológicos, biográficos e políticos. Também, propõe-se a descrever um episódio de sua biografia, ocorrido no Chile, que leva à organização de seminários sobre direito e socialismo, durante o período do governo de Salvador Allende. Por fim, passa a refletir sobre o direito a partir dos Estudos de antropologia da civilização, seguindo três eixos de análise: as formas do processo civilizatório, as configurações histórico-culturais e a tipologia política latino-americana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.