Os Estados Unidos e a diplomacia das balas
Resumo
Trata-se da resenha da obra “Balas de Washington: uma história da CIA, golpes e assassinatos”, de Vijay Prashad. Nela, seu autor expõe a natureza da prática diplomática norte-americana no mundo, pautada pelo recurso à ameaça e à violência. Ao longo do pós-segunda guerra mundial os Estados Unidos não pouparam esforços a fim de ampliar e disseminar territorialmente seu poder militar, submetendo boa parte do globo ao seu projeto imperialista com vistas à espoliação de recursos naturais, especialmente energéticos. A América Latina não esteve imune a essa ofensiva, tendo sido palco de diversos golpes políticos que contaram com a participação dos Estados Unidos. O livro foi prefaciado por Evo Morales, ex-presidente da Bolívia e cuja saída do governo em 2019 se deu a partir de um golpe com o envolvimento direto da Organização dos Estados Americanos, a OEA.
Referências
PRASHAD, Vijay. Balas de Washington: uma história da CIA, golpes e assassinatos. São Paulo: Expressão Popular, 2020. 167 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.