A ascensão reacionária junto à Revolução Bolivariana e seus desdobramentos para a democracia na Venezuela
Resumo
O presente trabalho pretende colaborar com as análises referentes ao ambiente de disputa institucional em voga na Venezuela, partindo da perspectiva de luta de classes, particularmente no tocante à reorientação do bloco oposicionista à institucionalidade em reação a continuidade do bolivarianismo. Identificados seus atores e motivações bem como o histórico de mobilizações destes grupos no intervalo de 1999 a 2013, esse artigo examina a contribuição da coalizão Mesa de La Unidad Democrática para este revés. Por fim, concebendo o conceito de democracia representativa enquanto premissa norteadora desse movimento, questiona de que maneira agregaria ao povo venezuelano a manutenção de tais estruturas político-democráticas.
Palavras-chave: Venezuela. Bloco Oposicionista. Institucionalidade. Democracia Representativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.