Trajetória e atualidade da desigualdade na América Latina
Resumo
Neste artigo discute-se a trajetória histórica da desigualdade social na América Latina, com ênfase na concentração e desigualdade de renda. Inicialmente mostra-se que o modelo de desenvolvimento regional implantado no pós-guerra, ao mesmo tempo em que constituiu sociedades industriais, instituiu as condições de desigualdades sociais, as quais foram enormemente agravadas durante as duas últimas décadas do século XX, especialmente em função das crises econômicas. Esta situação se alterou, em parte, na primeira década do século XXI quando alguns indicadores mudaram sua trajetória e apresentaram resultados bastante favoráveis. Concluiu-se que, apesar dos avanços verificados ultimamente, a concentração de renda na América Latina ainda apresenta uma das maiores taxas do mundo, sendo que as taxas de pobreza voltaram a crescer novamente a partir do ano de 2013 em muitos países da região.
Palavras-chave: América Latina, Desigualdade Social, Concentração de Renda.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.