O Evangelho Capitalista Segundo Seus Críticos: análise sobre O Novo Espírito do Capitalismo a partir de Saramago e da Crítica da Economia Política
Résumé
A partir da ideia de senso comum, trabalhada por José Saramago, e do conceito de espírito do capitalismo, renovado por Boltanski e Chiapello, este artigo busca refletir criticamente sobre as contribuições dos autores weberianos para a compreensão dos novos fenômenos do capitalismo, apontando as colaborações que melhor abordam as problemáticas atuais. Serão abordados quatro elementos estruturais levantados pelos autores: a padronização do pensamento, a nova estrutura social, o arrefecimento e a incorporação da crítica, e a estrutura empresarial. Esses elementos serão contrapostos a reflexões marxistas sobre ideologia, acumulação flexível, movimento de crítica e organização do trabalho, com o intuito de fornecer um lastro para a possível conexão e incorporação do trabalho de Boltanski e Chiapello pelos pesquisadores marxistas.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.