A casa dos espíritos
o passado de luta e repressão da casa de Vânia Bambirra e Theotônio dos Santos no Chile
Résumé
Entre 1966 e 1973, os pensadores brasileiros Vânia Bambirra e Theotônio dos Santos viveram seu primeiro exílio político em Santiago do Chile. Esse período foi interrompido pelo golpe cívivo-militar de 11 de Setembro de 1973, quando tiveram que se refugiar na Embaixada do Panamá e posteriormente partir para o segundo exílio, no México. Neste ensaio fotográfico reunimos imagens do espaço Casa Memoria José Domingos Caña, que se localiza onde antes existiu a residência que pertenceu a Vânia e Theotônio durante seus últimos momentos em Santiago. Após golpe chileno, essa casa foi cedida pelo casal à Embaixada do Panamá e chegou a abrigar 300 pessoas que ali estiveram na espera de conseguirem asilo político em outros países. Esse episódio de luta e solidariedade, contudo, é seguido por anos de repressão. A casa foi ocupada pela ditadura chilena, que de 1974 até 1987 a utilizou como um centro de sequestro, tortura e extermínio da DINA (Dirección de Inteligencia Nacional). Mais de 60 pessoas que passam por esse lugar são desaparecidos políticos, e uma foi comprovadamente torturada e executada. As fotos aqui reunidas foram registradas em agosto de 2023 durante o evento Memoria y futuro del dependentismo, realizado pelo Laboratorio Transformaciones Sociales da Universidad Diego Portales.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.