Notas sobre a superexploração dos trabalhadores na mobilidade urbana por transporte público em Curitiba/PR
Résumé
O presente artigo apresenta notas sobre a jornada de trabalho de motoristas em Curitiba, lida pelas lentes da superexploração da força de trabalho. A hipótese de trabalho é que, após a retirada dos cobradores dos veículos, ocorre aumento da intensidade de trabalho para esses profissionais. Foram realizadas entrevistas com motoristas, sobre a jornada, segurança e remuneração. Como resultados, observou-se reforço da intensidade do trabalho sem remuneração correspondente, no que representa mais atribuições para esses trabalhadores ao conduzir o veículo.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.