A Nova Classe Média e a Dialética do Consumo
Résumé
O tema da nova classe média tem sido recorrente, nos últimos anos, sem que se encontrem reflexões críticas sobre sua relação com o tema do consumo ou problematizações sobre seus fundamentos teórico-conceituais. Apresentamos uma contribuição no sentido de superar estas ausências. Recorremos às proposições de Álvaro Vieira Pinto: compartilhamos a crítica ao papel cumprido pela academia ao selecionar e criar modelos convenientes que encobrem as contradições sociais; e nos inspiramos nas proposições sobre consumo porque elas propiciam um conjunto de conceitos dialeticamente articulados a partir dos quais podemos iniciar uma reflexão problematizadora sobre a associação entre consumo e avanços sociais.Téléchargements
Publiée
2020-06-17
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.