Superexploração da força de trabalho em Ruy Mauro Marini: Entrevista com Dra. Roberta Sperandio Traspadini
Resumen
A presente entrevista com a professora Dra. Roberta Sperandio Traspadini, foi realizada entre os meses de abril e maio de 2020. A professora Traspadini é vinculada à Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A entrevista abordou questões relativas à atualidade da Teoria Marxista da Dependência (TMD), com destaque para as discussões sobre a categoria superexploração da força de trabalho formulada por Ruy Mauro Marini, na obra Dialética da Dependência (1973). Ao longo do presente material, julgamos necessário realizar uma breve apresentação com o estabelecimento de aspectos biográficos acerca da nossa entrevistada, destacando algumas das suas principais publicações (entre livros e artigos). Ademais, trabalhamos na inserção de notas e referências bibliográficas para que sejam auxiliares aos leitores no aprofundamento dos estudos em torno da TMD.
Palavras-chave: Teoria Marxista da Dependência (TMD), Ruy Mauro Marini, Superexploração do trabalho.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.