O colapso energético e ecológico do capitalismo
Resumen
Este artigo aborda a ausência de reflexão sobre energia e ecologia nas Ciências Sociais. Trata-se de uma lacuna séria porque o capitalismo monopolista está depredando a natureza e ameaçando a sobrevivência do planeta. Estamos vivendo a contradição entre sociedade e humanidade, que é provocada pelos combustíveis fósseis, petróleo e carvão mineral, responsáveis pelo aquecimento global. Nesse contexto é que o trópico aparece como uma alternativa para limpar e salvar o planeta Terra, o que implica ir além do capital, cuja razão de ser é a busca do lucro.
Palavras-chave: Energia, Geopolitica, Biomassa, Petróleo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.