América Latina sob o olhar da teoria do desenvolvimento desigual e combinado
as estruturas históricas dependentes
Abstract
Qualquer perspectiva de superação do subdesenvolvimento da América Latina demanda uma compreensão histórica da forma pela qual suas estruturas foram erguidas para sua inserção subordinada no mercado mundial. A teoria do desenvolvimento desigual e combinado, sob a lei fundamental do valor, é uma via pela qual essa compreensão pode emergir. A hipótese é que o colonialismo criou as condições de ingresso subordinado do continente pelos europeus sob a marca da produção de commodities enquanto que o neocolonialismo, após as independências políticas, aprofundou essa situação com o desenvolvimento das vias de comunicação e de transporte para a circulação do capital em prol dos países centrais. O objetivo é expor tais estruturas dependentes à luz das categorias analíticas da teoria do desenvolvimento desigual e combinado como manifestações da lei fundamental do valor, o que caracteriza, essencialmente, a reprodução social do capital. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e descritiva, são analisadas as condições estruturais que se solidificaram, historicamente, na América Latina, contrariando o discurso oficial eurocêntrico e estadunidense.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.