Economia política da urbanização e dependência: uma análise a partir das lutas urbanas

Autores

  • Luiz Fernando Vasconcelos de Freitas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Isabella Gonçalves Miranda Universidade Federal de Minas Gerais e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Resumo

O presente artigo faz um resgate sobre a urbanização desigual no Brasil para em seguida apontar como acontece a extração de mais valia nas cidades, a formação do preço do solo urbano e a relação entre propriedade e renda fundiária da terra. Apresentam-se sujeitos políticos e movimentos sociais que, no confronto de classes no espaço urbano, lutam contra a superexploração por meio de práticas que tem a cidade como suporte de ação. Afirma-se que a luta pelo direito à cidade é uma luta essencialmente anticapitalista e que visa transformar radicalmente o espaço urbano de maneira que as classes populares urbanas possam fruir de seus direitos e viver com dignidade.

Palavras chave: Economia política urbana, segregação urbana, direito à cidade, lutas urbanas, teoria marxista da dependência.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Vasconcelos de Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais


Possui graduação, mestrado e é doutorando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É advogado popular com experiência em conflitos fundiários, em mediação de conflitos, mobilização social e em criação e fortalecimento de redes em defesa do direito à cidade de grupos em situação de vulnerabilidade social. Seus temas de interesse e atuação são: sociologia jurídica, direitos humanos, movimentos sociais, mediação e organização comunitárias, história do direito, direito à cidade, e teoria jurídica crítica. 

Isabella Gonçalves Miranda, Universidade Federal de Minas Gerais e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra


Doutora em Pós Colonialismos e Cidadania Global pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal) e em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais; Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Downloads

Publicado

2020-06-25

Edição

Seção

Artigos