Os mitos da Brasil Paralelo – uma face da extrema-direita brasileira (2016-2020)
Abstract
O presente artigo apresenta um estudo da produtora gaúcha Brasil Paralelo. Nele, analiso a trajetória da organização sob o prisma do conceito de “mito”. Entendo o discurso mítico como uma construção ideal que preconiza relações sociais no presente e no futuro, funcionando ora como elemento coesivo – nos casos em que o mito se refere às tradições estabelecidas; ora como mecanismo de mobilização política rumo a um projeto de sociedade ainda não implementado. Investigar a Brasil Paralelo por intermédio deste conceito permite compreender seu papel no arco de alianças da extrema-direita, notadamente sob as hostes do pacto bolsonarista-olavista vigente. Neste texto, sugiro que a produtora de vídeos é um pivô no que é entendido como front cultural da ofensiva da extrema-direita atualmente em curso.
Palavras chave: fascismo, extrema-direita brasileira, Brasil Paralelo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.