Cuba em transformação: regime político e o contexto da “atualização do modelo econômico e social”
Abstract
O artigo pretende analisar a emergência das reformas econômicas aprovadas no 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba em 2011 dentro do contexto atual do seu regime político, agora sob o comando de Raul Castro. As recentes transformações no projeto socialista cubano apontam, inicialmente, para uma maior liberalização da economia, cedendo espaços aos mecanismos de mercado e à iniciativa privada, entretanto, sem abrir mão do planejamento e do controle estatal. Com o objetivo de compreender as razões que levaram a estas proposições, buscaremos abordar alguns aspectos políticos e econômicos que conduziram à etapa que está sendo chamada de “atualização do socialismo”. Duas décadas de uma crise econômica mais ou menos aguda culminou em uma espécie de encruzilhada da Revolução cubana, e neste quadro, o lançamento do processo reformista constituiria uma estratégia decisiva para a transição geracional na cúpula do poder cubano e uma tentativa de renovar a legitimidade do regime para os novos cenários que se afiguram.
Published
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.