Feminismo de Estado: Pluralismo pragmático e transformismo nas metas de emancipação da mulher no ambiente político
Abstract
O presente trabalho analisa a ação do feminismo no Estado, a partir da etnografia das conferências de políticas públicas da área de gênero. Os resultados demonstram a existência de um feminismo de estado que incide no transformismo das metas de origem do movimento de mulheres aproximando a ação do movimento com o pluralismo pragmático da política pública, fazendo com que o feminismo não consiga encontrar uma saída para a ampliar o escopo da sua proposta no ambiente político.
Palavras-chave: sociedade civil; feminismo de estado; participação política; conferência da mulher; transformismo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.