A reforma do judiciário mexicano: ataque à Constituição ou ato de soberania?
Abstract
O principal propósito deste trabalho é jogar luz sobre os objetivos e, principalmente, às causas por trás da reforma do poder judiciário mexicano que tanto furor tem causado na mídia jurídica especializada tanto mexicana quanto brasileira. Trataremos de demonstrar que o enfrentamento ao judiciário está longe de ser um ato de vontade do poder executivo mexicano e corresponde ao desenrolar do conflito político no México que acelera cada vez mais sua intensidade. Para tanto, faremos uma breve retomada da conjuntura recente que levou ao governo o Movimento de Regeneração Nacional liderado por López Obrador, exporemos os embates que marcaram as investidas e contra-ataques no decorrer da aprovação da reforma e finalizaremos com algumas considerações sobre a posição que o México se encontra atualmente no tabuleiro da América Latina.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.