O Refugiado À Margem Da Margem: Um Diálogo Entre O “Turista” E O “Vagabundo”, De Bauman, E Direitos Humanos
Abstract
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a questão dos refugiados, como sujeitos marginalizados e estigmatizados, a partir da sua desumanização. Para tanto, utiliza-se dos conceitos de turista e vagabundo de Bauman para compreender, por meio dessa visão pós moderna, a situação, dentro do contexto da sociedade ocidental branca, daqueles que se configuram à margem. Pretende-se, de forma crítica, ao demonstrar a construção da noção do sujeito ideal moderno, questionar o discurso dos direitos humanos, vez que excludentes, a fim de se discutir a necessidade de uma releitura, valendo-se da interculturalidade como forma contra-hegemônica de pensar os direitos humanos.
Palavras chave: Refugiados, Marginalização, Direitos Humanos.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.