Pense contra a barbárie: "O Conceito da Indústria Cultural em Theodor Adorno; uma concretização do Caso da Rádio na Colômbia 1929-1958
Abstract
Dentro do acadêmico alta média colombiano, é um facto aceite e quase óbvio que o desenvolvimento do rádio no país era - e é hoje - um fundamental para a consolidação do desenvolvimento nas esferas culturais, sociais e econômicos dos eixos. Agora, quando se trata de ouvir as relações entre Rádio e política na Colômbia, as coisas tendem a não ser tão clara e óbvia, esquecendo-se, em grande parte o rádio é um processo que constrói e divulga códigos simbólicos, projetos de modelagem ideológicas políticos (Domínguez, 2013), participando ativamente da luta pelo poder do Estado. A complexa relação entre Estado e sociedade estudada pela sociologia política, se concretiza no fenómeno de Rádio e de lá, é difícil de discernir, uma vez que é considerado isoladamente como importante no desenvolvimento sociocultural e econômico, mas não em suas implicações políticas Durante a presidência de Miguel Abadia Méndez, em 1929, ela nasceu emissora nacional, a HJN e de lá, esses meios de comunicação foi implantado entrar desempenhar um papel importante no desenvolvimento do evento político, embora ele fez a melhor forma de onda é perceptível apenas para aqueles que têm um dispositivo, seja técnico - transistor, rádio-ou natural - homem-ouvido, para a absorção. No nosso caso, esse "Receptor" é um aspecto sócio-histórico crítico. Pretendemos ler a história sociopolítica da Colômbia através de seus arquivos sonoros; ou seja, queremos fazer uma sociologia crítica da construção da memória histórica na Colômbia através do rádio. Este artigo apresenta uma concretização no desenvolvimento histórico do rádio na Colômbia entre 1929 e 1958, interpretado por Theodor W. Adorno com o conceito de "indústria cultural". Em uma primeira medida, discutiremos a importância de uma leitura "negativa" da história colombiana. Em um segundo momento, vamos revelar a relação entre o desenvolvimento da racionalidade instrumental e o surgimento do rádio no país. Como terceira parte, finalmente vamos tirar nossas conclusões.Dentro del alto medio académico colombiano, es un hecho aceptado y casi evidente, que el desarrollo de la Radio en el país fue – y es hoy día – un eje fundamental para la consolidación del desarrollo en los ámbitos culturales, sociales y económicos. Ahora bien, cuando se trata de auscultar las relaciones existentes entre Radio y Política en Colombia, las cosas tienden a no ser tan claras y evidentes, olvidando en gran medida que la Radio es un proceso que construye y difunde códigos simbólicos, ideológicos que configuran proyectos políticos (Domínguez, 2013), haciendo parte activa en la lucha por el poder del Estado. La compleja relación entre Estado y Sociedad estudiada por la sociología política, es concretizado en el fenómeno de la Radio y de ahí parte su difícil discernimiento, puesto que se le considera aisladamente como elemento importante en el desarrollo sociocultural y económico, más no en sus implicaciones políticas.
Durante la presidencia de Miguel Abadía Méndez, en 1929, nace la radiodifusora nacional, la HJN y desde allí, tal medio de comunicación se desplegó entrando a jugar un papel importante dentro del desarrollo de los acontecimiento políticos, aunque lo hizo a la mejor manera ondulatoria, siendo perceptible sólo para quien posee un aparato, sea técnico - transistor, radio- o natural – el oído humano-, para su captación. En nuestro caso, tal “Receptor” es una mirada socio histórica crítica. Pretendemos leer la historia sociopolítica de Colombia a través de sus archivos sonoros; es decir, queremos realizar una sociología crítica de la construcción de memoria histórica de Colombia por medio de la radio.
El presente texto, presenta una concretización en el desarrollo histórico de la Radio en Colombia entre 1929 y 1958 de lo interpretado por Theodor W. Adorno con el concepto de «Industria Cultural». En una primera medida, discutiremos la importancia de una lectura “negativa” de la historia colombiana. En un segundo momento, revelaremos la relación entre el desarrollo de la racionalidad instrumental y el surgimiento de la Radio en el país. Como tercera parte, realizaremos finalmente nuestras conclusiones.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.