Impasses políticos atuais e principais tendências do processo de integração da América do Sul
Abstract
Neste artigo analisa-se o contexto atual do Mercosul e seus principais dilemas políticos. Inicialmente é feita uma breve recuperação da trajetória de construção do Bloco Regional, ao mesmo tempo em que se discutem as mudanças recentes da política externa brasileira. Posteriormente são analisados os principais conflitos políticos entre os países membros que levaram à suspensão da Venezuela. A principal conclusão é que esses conflitos são fortemente potencializados pela ideologia política advinda da política externa brasileira atual, a qual encontra amparo também nas políticas externas dos demais países membros, especialmente Argentina e Paraguai. Se persistir este cenário conflitivo, provavelmente os efeitos negativos sobre a expansão do Bloco Regional poderão ser ampliados.
Palavra-chave: Mercosul, Países Membros, Conflitos Políticos.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.