O México
Abstract
Geograficamente colocado numa posição bastante difícil no globo - faz fronteira com os Estados Unidos - a história do México é cheia de momentos de profunda beleza, na luta renitente das gentes pela liberdade, pela soberania, pela dignidade. Espaço de uma das civilizações mais exuberantes desse imenso continente - os astecas - o México também protagonizou importante revolução popular, já no século XX. A revolução mexicana, em 1910, incendiou as mentes de todo o continente e pontuou a necessidade de outra forma de organizar a vida. Depois, em 1994, é também no México - quando teóricos de todo mundo profetizavam que estava acabado o tempo das lutas populares - que aparece o movimento zapatista. Indígenas armados dizem: Já basta, e colocam todas as teorias por terra. Seguem, ainda hoje, subvertendo a ordem e apontando caminhos. O México é um importante espaço de lutas sociais, de memória de Abya Yala, de cores e de uma rica e milenar cultura. Esse país expressa aqui alguns de seus aspectos, num ensaio fotográfico da jornalista Marcela Cornelli. A colheita das fotos foi feita em janeiro de 2012.
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.