Projetos extrativistas de grande escala frente a diferentes cosmologias populares de resistência
Abstract
Este artigo aborda de maneira breve os estudos antropológicos acerca dos Projetos de Grande Escala (PGE) no Brasil e na América Latina vinculados a subordinação da região ao Imperialismo Extrativo. Dessa forma buscamos relacionar os aspectos micro e macro destes processos de larga escala, buscando produzir uma análise multisituada que consiga compreender o fenômeno em sua totalidade. Na segunda parte do artigo apontamos para as cosmologias de resistência, ou politicas culturais, desenvolvidas pelos movimentos sociais latinos americanos e brasileiros. A intenção é perceber como o avanço neoliberal foi o estopim para o desenvolvimento de novos movimentos sociais na região que tiveram em suas cosmologias ou visões de mundo formas de resistência aos PGE’s e o avanço do Imperialismo Extrativo.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.