A "mensagem" do filme
Censura e narrativa cinematográfica durante a ditadura militar no Brasil
Resumo
A atuação da censura cinematográfica durante a Ditadura Militar no Brasil foi marcada por contradições, como o caso da liberação de filmes críticos ao regime. Por meio da análise dos critérios da censura e dos processos censórios de Os inconfidentes (1972), o artigo aponta algumas possíveis explicações. Dentre os fatores, apresenta-se um conjunto de normas adotado pela censura brasileira que pode ser considerado inadequado para avaliar a narrativa cinematográfica, do qual se destaca o critério “mensagem”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.