Glauber Rocha e os militares brasileiros antes e depois do golpe de 1964
Resumo
Este artigo aborda a compreensão glauberiana do papel dos militares no processo político brasileiro desde a Guerra do Paraguai, passando pelo suicídio de Getúlio Vargas em 1964 e a derrubada de João Goulart dez anos depois. Não deixa de mencionar a problemática da atualidade com o ex-capitão Jair Bolsonaro que chegou ao poder e acentuou o caráter vende-pátria de alguns militares, porém o cineasta faz questão de distinguir o “milico” vendido do militar nacionalista e anti-imperialista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.