A verticalização seletiva como processo de valorização especulativa da paisagem: o caso da Ponta do Coral em Florianópolis (SC)

Autores

  • Arlis Buhl Peres UFSC
  • Margareth de Castro Afeche Pimenta UFSC

Resumo

O processo de verticalização das cidades latino-americanas tem sido naturalizadas pela sociedade em geral, especialmente como objeto a ser consumido. A valorização e os impactos decorrentes na paisagem não são discutidos ou levados em consideração no momento do planejamento, em muitos casos. A captação do lucro e a otimização máxima do solo é tônica do debate e das pressões exercidas sobre o Estado em benefício de interesses particulares. O caso da Ponta do Coral é emblemático nesse sentido, o debate que se iniciou a 40 anos é premente para garantia dos espaços públicos na cidade e para a preservação da paisagem historicamente herdada.

Biografia do Autor

Arlis Buhl Peres, UFSC

Arquiteta e urbanista, Mestre pelo IAU/USP, doutoranda da Pós-Graduação em Geografia da UFSC.

Margareth de Castro Afeche Pimenta, UFSC

Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1977), mestrado em Géographie de l'Aménagement et d'Urbanisme - Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1988), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984) e doutorado em Géographie de l'Aménagement et d'Urbanisme - Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne) (1994), Bolsa CNPQ. Pós-doutorado na Universidade de La Rochelle/ França, bolsa Capes. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2021-05-28

Edição

Seção

Artigos