Desenvolvimentismo, Dependência, Nacionalismo e Socialismo: Notas teóricas, os governos Lula e Dilma e o cenário pós-golpe de 2016

Autores

  • Roberto Bitencourt da Silva Professor da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ-Petrópolis/FAETEC/SECT-RJ).

Resumo

O ensaio tem como objetivo problematizar a difusa e pouco rigorosa categoria interpretativa do “nacional-desenvolvimentismo”, assinalando contornos conceituais e teóricos que possibilitem distinguir o desenvolvimentismo do nacionalismo, a partir da mobilização parcial do debate intelectual promovido entre os anos 1940 e 1960, envolvendo estudiosos associados à Cepal e ao Iseb. Ademais, ressalto críticas tecidas pela teoria marxista da dependência ao desenvolvimentismo. A partir dessa digressão teórica, tem-se em vista descrever e analisar aspectos que tipificaram o chamado “neodesenvolvimentismo” dos governos Lula e Dilma, sublinhando limitações e desdobramentos político-econômicos que envolveram o golpe de 2016 e o cenário posterior, ainda em aberto, marcado pela intensificação da dependência econômica e tecnológica, como também pela potencialidade de gestar uma crise terminal do desenvolvimentismo. O ensaio se insere no entrecruzamento das linhas de conhecimento das Histórias Intelectual, Política e Econômica.

 

Palavras chave: Desenvolvimentismo, Nacionalismo, Governos Lula e Dilma, Dependência, Capital estrangeiro.

Biografia do Autor

Roberto Bitencourt da Silva, Professor da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ-Petrópolis/FAETEC/SECT-RJ).

Doutor e pós-doutor em História (UFF), mestre em Ciência Política (UFRJ) e professor da Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (FAETERJ-Petrópolis/FAETEC). Colaborador do webjornal GGN. Autor dos livros “Alberto Pasqualini – trajetória política e pensamento trabalhista”, Niterói: EdUFF, 2013; e "Sergio Magalhães e suas tricheiras: nacionalismo, trabalhismo e anti-imperialismo - uma biografia política", Jundiaí-SP: Paco, 2017. Os temas de pesquisa correspondem à Comunicação e Política, História das Ideias e do Brasil Republicano.

Downloads

Publicado

2018-10-25

Edição

Seção

Artigos