POSTMODERNITY IN FRAMES: A COMPARATIVE ANALYSIS OVER BATMAN AND RANXEROX

Authors

  • Renato Muchiuti Aranha Universidade do Estado de Santa Catarina

Keywords:

Quadrinhos, Pós-modernidade, Bauman, Modernidade

Abstract

O presente trabalho busca comparar dois quadrinhos diferentes produzidos entre o final dos anos 1970 e 1980, discutindo sobre o modo como eles representam a decadência da Modernidade e a ascensão da Pós-modernidade (BAUMAN, 2001; KOSELLECK, 2006): a graphic novel produzida nos Estados Unidos por Frank Miller, Batman: o Cavaleiro das Trevas (2002) e a revista em quadrinhos italiana, posteriormente convertida em graphic novel, Ranxerox, criada por Stefano Tamburini e Tanino Liberatore (2002). Elas são produções diferentes em termos de tipo de quadrinho, linguagem e país, porém convergem como exemplos representativos da mudança de período histórico na sociedade Ocidental. Para realizar o trabalho de comparação entre os dois quadrinhos, utilizo a referência de modernidade líquida de Zygmunt Bauman e as implicações desse novo período histórico, juntamente com o conceito de aceleração do tempo proposto por Reinhart Koselleck para descrever as mudanças percebidas pelas pessoas comuns no momento estudado. Para a discussão de quadrinhos como uma mídia própria faço uso das proposições teóricas de Scott McCloud, buscando ao mesmo tempo seguir sua idéia de utilizar uma linguagem mais leve, como se tivesse falando diretamente para o leitor em uma conversa casual, ainda que alinhado a um conteúdo e a discussões acadêmicas.

Issue

Section

Artigos