O APRENDIZADO COMBINADO (BLENDED LEARNING) DO INGLÊS COMO DISCIPLINA CURRICULAR

Autores

  • Marcelo Saparas
  • Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira

Palavras-chave:

inglês, blended Learning, disciplina curricular, estudo de caso.

Resumo

Este artigo pretende demonstrar, através de um estudo de caso, os principais aspectos da implementação e desenvolvimento da disciplina Inglês na grade curricular da Escola de Negócios e Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo – membro da Laureate International Universities – com vistas à internacionalização da Universidade. Optou-se, na ocasião, por se implantar o curso de inglês na modalidade híbrida, blended learning. Tratamos incialmente do aporte teórico relacionado ao blended learning e, na sequência, mostramos nossa experiência com o programa de 2012 a 2015 e, então, fazemos algumas considerações sobre os pontos positivos e desafios que se depreenderam da nossa experiência. Mostraremos, ao longo desse estudo de caso, como foi a implementação e desenvolvimento do programa, a receptividade dos discentes com relação à passagem do inglês instrumental para o inglês geral e alguns aspectos avaliativos da modalidade híbrida, além de alguns resultados relativos à satisfação dos alunos em relação ao programa.

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