A COLABORAÇÃO COMO MEDIADORA DA APRENDIZAGEM DE INGLÊS EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Marília Lima
  • Vanessa Dias
  • Gislaine Müller

Palavras-chave:

Tarefas colaborativas, Interação, Ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, Contexto universitário

Resumo

O presente artigo, orientado por princípios socioculturais (Vygotsky, 1978; Lantolf, 2000; Donato, 2000), apresenta resultados de um estudo cujo foco de investigação é o processo de aprendizagem de alunos de língua inglesa em contexto universitário. A partir da aplicação de tarefas pedagógicas que propiciam a colaboração (em duplas), objetiva-se a aprendizagem da língua alvo através de apoio mútuo e reflexão dos participantes sobre sua própria produção e sobre a produção do outro, estimulando a interação e a identificação de erros. As tarefas colaborativas foram aplicadas em sessões adicionais às tarefas regulares em sala de aula de língua inglesa, sendo gravadas em áudio e vídeo, transcritas e analisadas. Além disso, houve sessões de visionamento, nas quais os participantes observaram suas próprias produções a fim de propor melhorias. Os dados refletiram o efeito da colaboração no desenvolvimento das tarefas, e os alunos beneficiaram-se da lingualização através da testagem de hipóteses e reflexão metalingüística. Houve ocasiões para a correção de erros. As sessões de visionamento proporcionaram momentos de reflexão dialogada nos quais os estudantes identificaram seus erros e propuseram melhorias. A partir destes resultados da produção escrita e oral, espera-se contribuir para a discussão sobre as relações entre tarefas colaborativas e o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras.

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