COGNIÇÃO CORPORIFICADA E ENSINO MULTISENSORIAL NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA EM UM CONTEXTO BILÍNGUE

Autores

  • JANAINA WEISSHEIMER
  • Lídia Fernandes
  • ALAÍNE DA SILVA

Palavras-chave:

Mente Corporificada, Ensino Multisensorial, Aprendizagem Bilíngue, Inglês como Segunda Língua.

Resumo

Este artigo oferece uma reflexão sobre a cognição corporificada, o ensino multisensorial e a aprendizagem bilíngue, baseado em um estudo de observação de aulas sobre a aprendizagem de inglês como segunda língua em uma escola bilíngue em Natal, RN. O objetivo do estudo é analisar o desenvolvimento dos conhecimentos adquiridos pelos aprendizes a partir de mecanismos corporificados e sensoriais empregados pelos professores para facilitar a internalização de conceitos linguísticos. As discussões se embasam em teorias da Psicolinguística, da Linguística Cognitiva e da Psicologia Cognitiva. As perguntas norteadoras do estudo são: Como as crianças internalizam os conceitos através de estímulos corporificados e sensoriais? Como crianças de um programa bilíngue desenvolvem suas habilidades linguísticas a partir de estímulos corporificados e sensoriais? De que forma o professor estimula seus alunos para a aquisição da segunda língua? Este estudo não se propõe a oferecer respostas definitivas para tais perguntas, mas a estimular a reflexão e oferecer oportunidades para futuros questionamentos e instigar o interesse pela pesquisa e prática pedagógica.

Downloads

Edição

Seção

Artigos