THE ROLE OFARGUMENTATION AS DIALOG AMONG TEACHERS TO-BE: A CRITICAL-COLLABORATIVE DECISION MAKING IN TEACHER EDUCATION ON FACEBOOK

Autores

  • Tiago Lessas José de Almeida Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Cristina Damianovic Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Argumentação. Facebook. Tomada de decisão. Ensino de Inglês

Resumo

Este trabalho objetiva analisar como a argumentação se caracterizada no processo de construção de significados compartilhados dentro de um contexto críticocolaborativo de cinco professores (alunos da graduação em Letras Língua Inglesa) e dois coordenadores (professores do Departmente de Letras – UFPE), que trabalham no NucLi-IsF UFPE (Núcleo de Línguas – Idiomas sem Fronteiras da UFPE). O contexto da análise se encontra na rede social Facebook, no qual os participantes interagem em um grupo chamado Grupo Acadêmico. Esse grupo baseia as suas perspectivas no conceito da TASHC (Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural) (ENGESTROM, 2001). Também orientam suas atividades na argumentação crítico-colaborativa (LIBERALI, 2013), na qual o processo de ensino/aprendizagem oferece aos professores em desenvolvimento chances para expor ideias, pontos de vista, suportes, contraargumentos e novas posições (LIBERALI, 2013; MAGALHÃES, 2014). O foco de pesquisa consiste em investigar se foi possível tomar uma decisão comum sobre a escolha de um livro para cursos preparatórios TOEFL, mesmo que a partir de diferentes pontos de vistas diferentes. O conceito de argumentação como diálogo e as categorias de mecanismos argumentativos e linguísticas são aplicados sobre os dados da pesquisa (LIBERALI, 2013).

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