O LIVRO DIDÁTICO NO DISCURSOS DE PROFESSORES DE INGLÊS

Autores

  • Juliana Orsini da Silva Faculdade Metropolitana de Maringá

Palavras-chave:

Professor de língua inglesa, PNLD, Identidades.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados de reflexão acerca da construção de identidades de professores de língua inglesa em suas relações com o livro didático. A base teórica que orientou a pesquisa foi a Análise do Discurso de linha francesa, especificamente, pressupostos teóricos de Michel Foucault e estudos identitários na pós-modernidade. Por identidade, compartilho da visão de que não é algo fixo, imutável, que já nasce com o sujeito, mas como processos de identificação que estão em constante transformação. Nesse sentido, ao considerar que a identidade do professor também se constrói na voz das instituições que se expressam nos discursos político pedagógicos, nos documentos oficiais, nas políticas públicas vigentes, analiso como a política de envio de livro didático de língua inglesa às escolas públicas, pelo PNLD, em 2011, foi (re)significada pelos professores que participaram do “processo” de seleção das coleções. Como resultado, interpreto que entre descentralização, processo, liberdade, escolha, há sentidos produzidos em discursos que produzem efeitos não de liberdade, autonomia, mas de um profissional marcado/sujeito à escolha de “Outros”.

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