TINHA QUE SER ASSASSINATO: UM OLHAR METAFICCIONAL ATRAVÉS DA “JANELA INDISCRETA” DE CORNELL WOOLRICH
Palavras-chave:
Cornell Woolrich, Janela indiscreta, metalinguagem, metaficção, teoria da narrativa.Resumo
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo propor uma articulação do uso do recurso literário denominado metaficção, em suas particularidades no conto “Janela indiscreta”, do autor norte-americano Cornell Woolrich (2008). Para tanto, as argumentações para a análise contemporizam com a teoria literária concernente à metaficção e à metalinguagem proposta por Hutcheon (1980), Waugh (1984), Chalhub (19RESUMO: O presente artigo tem como objetivo propor uma articulação do uso do recurso literário denominado metaficção, em suas particularidades no conto “Janela indiscreta”, do autor norte-americano Cornell Woolrich (2008). Para tanto, as argumentações para a análise contemporizam com a teoria literária concernente à metaficção e à metalinguagem proposta por Hutcheon (1980), Waugh (1984), Chalhub (1988; 1993) e Bernardo (2010), assim como a teoria e crítica literária em seu amplo espectro, buscando produzir um diálogo pertinente com o texto woolrichiano. Como consequência do alinhamento entre o respaldo teórico-crítico e o corpus da monografia, podemos perceber como Woolrich foi inovador e se tornou um expoente no gênero literário que substancialmente ajudou a desenvolver, fazendo uso de uma escrita complexa e experimental com o intuito de desnudar para o leitor o status do seu conto enquanto construto ficcional (WAUGH, 1984) e convidando-o a participar ativamente no processo de atribuição de significados do texto, subvertendo assim a concepção tradicional do ato de construir narrativas. 88; 1993) e Bernardo (2010), assim como a teoria e crítica literária em seu amplo espectro, buscando produzir um diálogo pertinente com o texto woolrichiano. Como consequência do alinhamento entre o respaldo teórico-crítico e o corpus da monografia, podemos perceber como Woolrich foi inovador e se tornou um expoente no gênero literário que substancialmente ajudou a desenvolver, fazendo uso de uma escrita complexa e experimental com o intuito de desnudar para o leitor o status do seu conto enquanto construto ficcional (WAUGH, 1984) e convidando-o a participar ativamente no processo de atribuição de significados do texto, subvertendo assim a concepção tradicional do ato de construir narrativas.Downloads
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