Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Trabalhos enviados para publicação devem ser montados em arquivo .doc ou .docx com a seguinte estrutura:

Página de rosto: indicando a sessão em que pretende publicar o trabalho (veja detalhes das sessões em "Políticas de Sessão"), título, identificação dos autores em ordem de citação (nome completo, setor de trabalho, titulação e email de contato), endereço para correspondência do autor responsável pelos contatos.

A declaração de conflitos de interesse dos autores deve aparecer na folha de rosto e será publicada junto ao trabalho. Incluir fontes de apoio financeiro ao trabalho e citar se os autores possuem vinculação a empresas/coletivos/partidos que tenham interesse na divulgação das informações do trabalho.

Deve ser anexado um documento .pdf contendo o seguinte texto: "Declaração de concordância - os autores abaixo assinados declaram que concordam com a publicação do trabalho intitulado (escrever o título do trabalho) em "Boletim do Curso de Medicina da UFSC" e que aceitam as normas de publicação neste periódico. Os autores declaram os seguintes conflitos de interesse: (declarar ligação a empresas/coletivos/partidos/movimentos com interesse na divulgação das informações do trabalho). Cidade, data - Nome completo, e-mail e assinatura de todos os autores"

Para relatos de caso, deve ser anexado um documento .pdf denominado "Formulário de Consentimento" do paciente tratado no relato ou de seu responsável paara autorizar a publicação. O modelo deste formulário encontra-se a seguir.

Segunda página: Resumo com até 250 palavras (estruturado da mesma forma que o artigo), seguido de três a seis palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula, para indexação (baseadas no DECs - descritores em ciências da saúde)

Em seguida, o artigo (com o máximo de 3000 palavras).

Se artigo original, estruturado em seções (Introdução, Objetivos, Método, Resultados, Discussão e Conclusões).

Artigos de revisão narrativa podem ter estrutura Introdução, Método, Revisão e Conclusões.

As seções "Artigos", "Ensaios", " O que o residente lê" e "Cartas" tem estrutura livre, sendo que as seções "O que o residente lê" e "Cartas" não exigem resumo.

A seção "infográfico" não exige arquivo de texto com o artigo. O artigo a ser publicado deve ser apresentado com todas as informações, incluindo o nome dos autores e suas afiliações, os conflitos de interesse e órgão financiador, em uma figura em formato .jpg. A página de rosto e a "declaração de concordância de publicação" devem ser enviadas em anexo, como descrito acima.

Trabalhos envolvendo pesquisa com seres humanos ou animais devem mencionar a aprovação no respectivo Comitê de Ética em Pesquisa. Ensaios clínicos devem mencionar o resgitro em órgão competente.

O artigo deve ser escrito em fonte Tymes New Roman, tamanho 12, espaço simples. As referências devem seguir a norma de Vancouver, conforme divulgadas nas orientações para o Trabalho de Conclusão de Curso da Medicina (http://www.medicina.ufsc.br/files/2011/11/NORMAS-TCC-MEDUFSC-2011.pdf) e nas orientações de normatização de trabalhos acadêmicos da Biblioteca Universitária (http://portal.bu.ufsc.br/normalizacao/), sendo numeradas ao longo do texto em algarismos arábicos sobrescritos.

Figuras e tabelas devem seguir as mesmas normas do TCC da medicina (http://www.medicina.ufsc.br/files/2011/11/NORMAS-TCC-MEDUFSC-2011.pdf). Tabelas podem ser incorporadas no mesmo arquivo do texto; figuras podem ser incorporadas no texto, mas também devem ser encaminhadas como "arquivo suplementar".

 

ANEXO: Formulário de consentimento para relatos de caso

Boletim do Curso de Medicina da UFSC

Formulário de consentimento

 

 

Eu _______________________________________________________________ dou o meu consentimento para que o Material sobre mim / sobre o(a) doente ________________________________________________________________apareça numa publicação do “Boletim do Curso de Medicina da UFSC”.

 

Confirmo que eu: (assinale as caixas para confirmar)

vi a fotografia, imagem, texto ou outro material sobre mim / sobre o(a) doente

li o artigo a ser submetido à publicação no “Boletim do Curso de Medicina da UFSC”

estou legalmente autorizado(a) a fornecer este consentimento.

 

Compreendo o seguinte:

(1) O Material será publicado sem o meu nome/o nome do(a) doente associado, no entanto, compreendo que não pode ser garantido o total anonimato. É possível que qualquer outra pessoa, em qualquer outro local – por exemplo, alguém que me tenha prestado cuidados/tenha prestado cuidados ao(à) doente ou um familiar – possa reconhecer-me/o(a) doente.

 

(2) O Material pode apresentar ou incluir detalhes sobre a minha condição clínica/condição clínica do(a) doente ou lesão e qualquer prognóstico, tratamento ou cirurgia que eu/o(a) doente tenha, tenha tido ou possa ter no futuro.

 

(3) O artigo pode ser publicado numa revista com distribuição mundial. O “Boletim do Curso de Medicina da UFSC” é voltado a estudantes de medicina, médicos e outros profissionais de saúde, mas pode ser também acessada por outras pessoas.

 

(4) O artigo, incluindo o Material, poderá ser alvo de um comunicado de imprensa e pode ser relacionado com atividades nas redes sociais e/ou outras atividades promocionais. Depois de publicado, o artigo será colocado num sítio Web e poderá estar também disponível noutros sítios Web.

 

(5) O texto do artigo será editado para verificação de estilo, gramática e consistência antes da publicação.

(6) Eu/o(a) doente não receberei/á qualquer benefício financeiro com a publicação do artigo.

 

(7) Posso revogar o meu consentimento em qualquer altura antes da publicação, mas depois de o artigo ter sido atribuído para publicação (“ser lançado”), não será possível revogar o meu consentimento.

 

 

Assinado: _____________________________

Nome em letra de imprensa: ________________________________________

 

Endereço: _____________________________

Endereço de e-mail: ______________________________

 

_____________________________________

N.º de telefone: _________________________________

 

 Título provisório do artigo no qual o Material será incluído:

__________________________________________________

________________________________________ __________

Relatos de Casos do Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago

A Reunião de Discussão de Casos Clínicos do Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago foi iniciada pelos Profs. Jorge Dias de Matos, Marisa Helena César Coral e Rosemeri Maurici da Silva, em julho de 2017 e se realiza mensalmente. Nesta seção, com editoração do "Boletim" e de um editor especialista convidado, alunos do Curso de Medicina da UFSC participantes da Liga Acadêmica de Semiologia e médicos residentes do Hospital Universitário registram a apresentação e discussão do caso apresentado.

Artigos de revisão

Publicação de artigos de revisão de temas da literatura médica, com preferência para as revisões sistemáticas (com descrição das estratégias de busca)

Artigos originais

Artigos descrevendo resultados próprios e conclusões originais, para questões científicas da área médica.

O que o residente lê?

Serão publicados resumos críticos (resenhas), com tamanho de no mínimo 500 a no máximo 1500 palavras, sobre um artigo a escolha do médico residente de qualquer área do HU e da UFSC.

Artigos

Publica artigos de opinião, discursos e comentários sobre temas atuais

Cartas

A carta ao editor deve ser um texto breve, de no máximo 500 palavras, exclusivamente com comentários sobre artigo previamente publicado no "Boletim".
Segue abaixo sugestão de redação:
"Prezado Editor(a):
A respeito do artigo intitulado "...", de autoria de "..." (Referencia), venho trazer os seguintes comentários:
(inserir comentários)
Respeitosamente,
(autor)

Ensaios

Destina-se a textos curtos de natureza literária, que pelo escopo da revista devem se relacionar à profissão ou ao ensino médico.

Infográfico

Destina-se à publicação de informações voltadas à educação médica ou da população na forma de apresentações visuais (Figuras autoexplicativas e infográficos).

O autor principal deve submeter sua figura ou infográfico em arquivo .jpg, com resolução mínima de 300 dpi. Este arquivo deve conter todas as informações do trabalho, incluindo nomes e afiliações dos autores, conflitos de interesse, órgão financiador.

Além disso, folha de rosto e "declaração de concordância" dos autores para publicação devem ser anexados à submissão.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.