Mini-CEX: revisão sobre um método para avaliação de competências clínicas na residência médica
DOI:
https://doi.org/10.32963/bcmufsc.v8i2.5679Resumo
INTRODUÇÃO: O Mini Exercício Clínico Avaliativo (Mini-CEX) foi criado para avaliação clínica de médicos residentes pelo Conselho Americano de Medicina Interna. Trata-se de uma avaliação não simulada, durante atendimentos reais, em diferentes cenários clínicos. Ele avalia seis competências principais: entrevista médica, exame físico, profissionalismo, julgamento clínico, habilidade de comunicação e organização.
OBJETIVOS: Revisar a literatura disponível sobre essa metodologia e verificar o que já foi publicado sobre a aplicação do Mini-CEX em residências médicas.
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de revisão. Para identificar os artigos acerca do tema, foram realizadas buscas com o descritor “Mini-CEX” nas bases de dados Pubmed e Scielo em agosto de 2022.
RESULTADOS: Foram revisados 35 artigos científicos sobre o tema e foram relatadas as experiências do uso do Mini-CEX na emergência e nas residências médicas de Medicina Interna, Medicina de Família e Comunidade, Cardiologia Pediatria e Ginecologia Obstetrícia.
CONCLUSÕES: A aplicação do Mini-CEX na residência médica é não apenas viável mas também desejável, pois pode contribuir para o crescimento profissional do médico residente. O maior desafio diz respeito ao tempo de dedicação do preceptor e seu treinamento para aplicar a ferramenta e fornecer o feedback de forma adequada.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-11-09 (2)
- 2022-11-06 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Janaina Schiavon, Edson Detregiachi
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).