Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-11-06. Leia a versão mais recente.

Mini-CEX: revisão sobre um método para avaliação de competências clínicas na residência médica

Autores

  • Janaina Schiavon UFSC
  • Edson Detregiachi Professor do Curso de Especialização em Preceptoria de Residência Médica, Hospital Alemão Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.32963/bcmufsc.v8i2.5679

Resumo

INTRODUÇÃO: O Mini Exercício Clínico Avaliativo (Mini-CEX) foi criado para avaliação clínica de médicos residentes pelo Conselho Americano de Medicina Interna. Trata-se de uma avaliação não simulada, durante atendimentos reais, em diferentes cenários clínicos. Ele avalia seis competências principais: entrevista médica, exame físico, profissionalismo, julgamento clínico, habilidade de comunicação e organização.

 

OBJETIVOS: Revisar a literatura disponível sobre essa metodologia e verificar o que já foi publicado sobre a aplicação do Mini-CEX em residências médicas.

 

METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de revisão. Para identificar os artigos acerca do tema, foram realizadas buscas com o descritor “Mini-CEX” nas bases de dados Pubmed e Scielo em agosto de 2022.

 

RESULTADOS: Foram revisados 35 artigos científicos sobre o tema e foram relatadas as experiências do uso do Mini-CEX na emergência e nas residências médicas de Medicina Interna, Medicina de Família e Comunidade, Cardiologia Pediatria e Ginecologia Obstetrícia.

 

CONCLUSÕES: A aplicação do Mini-CEX na residência médica é não apenas viável mas também desejável, pois pode contribuir para o crescimento profissional do médico residente. O maior desafio diz respeito ao tempo de dedicação do preceptor e seu treinamento para aplicar a ferramenta e fornecer o feedback de forma adequada.

Downloads

Publicado

2022-11-06

Versões

Edição

Seção

Artigos de revisão