Mini-CEX: Revisão sobre um Método para Avaliação de Competências Clínicas na Residência Médica
DOI:
https://doi.org/10.32963/bcmufsc.v8i2.5679Resumo
RESUMO
Introdução. O Mini Exercício Clínico Avaliativo (Mini-CEX) foi criado para avaliação clínica de médicos residentes pelo Conselho Americano de Medicina Interna. Trata-se de uma avaliação não simulada, durante atendimentos reais, em diferentes cenários clínicos. Ele avalia seis competências principais: entrevista médica, exame físico, profissionalismo, julgamento clínico, habilidade de comunicação e organização. Objetivos. Revisar a literatura disponível sobre essa metodologia e verificar o que já foi publicado sobre a aplicação do Mini-CEX em residências médicas. Método. Trata-se de um estudo de revisão. Para identificar os artigos acerca do tema, foram realizadas buscas com o descritor “Mini-CEX” nas bases de dados Pubmed e Scielo em agosto de 2022. Resultados. Foram revisados 35 artigos científicos sobre o tema e foram relatadas as experiências do uso do Mini-CEX na emergência e nas residências médicas de Medicina Interna, Medicina de Família e Comunidade, Cardiologia Pediatria e Ginecologia Obstetrícia. Conclusões. A aplicação do Mini-CEX na residência médica é não apenas viável mas também desejável, pois pode contribuir para o crescimento profissional do médico residente. O maior desafio diz respeito ao tempo de dedicação do preceptor e seu treinamento para aplicar a ferramenta e fornecer o feedback de forma adequada.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-11-09 (2)
- 2022-11-06 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Janaina Schiavon, Edson Detregiachi
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/3.0/88x31.png)
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).