O DESIGNER INSTRUCIONAL E O DESIGNER EDUCACIONAL NO BRASIL: REFLEXÕES PARA UMA VISÃO TEÓRICA E PRÁTICA NA EAD

Cíntia Costa Macedo, Juliana Cristina Faggion Bergmann

Resumo


Na modalidade da Educação a Distância atuam diferentes perfis de profissionais e especialistas para o desenvolvimento dos cursos e materiais didáticos. O designer instrucional e o designer educacional são alguns desses especialistas e sua atuação objetiva o tratamento desses conteúdos didáticos, na linguagem e contexto das especificidades da virtualidade, para serem compreendidos e assimilados. No entanto, observa-se que esse profissional está em busca de sua identidade. Nota-se que nos distintos campos profissionais existem tanto o designer instrucional como o designer educacional sem uma definição clara acerca de seu perfil e atividades desempenhadas. Diante disso, esta pesquisa tem o intuito de investigar, a partir da história, da linguística e das teorias que circundam a prática desse profissional, suas características conceituais e práticas, a fim de identificar ao final do estudo como os campos profissionais de desenvolvimento de projetos de educação a distância compreendem esse profissional. Para atender a esse objetivo, a pesquisa classifica-se como científica etnográfica, trabalhada segundo uma abordagem exploratório-descritiva em fase de coleta e a análise de dados.


Palavras-chave


Designer Instrucional; Designer Educacional; Educação a Distância.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Classificação Brasileira de Ocupações. Disponível em: Acesso em: 23 mar. 2017.

_______________. Ministério da Educação. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Secretariada Educação a Distância- Brasília, 2007. Disponível em: Acesso em: 07 set. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Jornada ECO de Pesquisas em Desenvolvimento

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.