Condicionamentos políticos do desenvolvimento regional em Santa Catarina: o caso do orçamento regionalizado da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Brusque no período de 2008 a 2015

Autores

  • Thaise Vila Nova Centro Universitário de Brusque
  • Luciana Butzke UNIFEBE e FURB

Palavras-chave:

Contabilidade pública, Desenvolvimento Regional, SDR Brusque

Resumo

Este artigo tem por tema o desenvolvimento regional e seus condicionantes políticos em Santa Catarina, com ênfase na Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Brusque. A pergunta central foi: de que forma os condicionantes políticos se manifestam no planejamento e execução do orçamento regionalizado e se relacionam com o desenvolvimento desigual intra regional na SDR de Brusque? Assumiu-se a hipótese de que a definição das prioridades no orçamento regionalizado envolve critérios político-partidários que condicionam também a distribuição desigual dos recursos dentro da região de Brusque. O objetivo principal foi o de analisar os condicionantes políticos do desenvolvimento regional de Santa Catarina, com ênfase na região de Brusque. Entre os objetivos específicos destacaram-se: (i) identificar as prioridades elencadas nas audiências do orçamento regional e (ii) verificar as execuções orçamentárias das prioridades regionais; e (iii) acompanhar as prioridades aprovadas e a respectiva execução orçamentária relacionando-a com o critério político-partidário. Elegeu-se, entre os métodos de procedimento: revisão bibliográfica, levantamento de documentação e coleta de dados estatísticos. O universo da pesquisa foi composto pelos municípios que compõem de Brusque; entre as técnicas utilizadas estão a pesquisa bibliográfico-documental e a pesquisa quantitativa. Depois de tabulados e agrupados, os dados foram analisados à luz dos objetivos do projeto, revelando: (a) as prioridades regionais levantadas (aprovadas ou não) por município/s; (b) a relação entre planejamento e execução do orçamento regionalizado; e (c) a relação entre planejamento e execução do orçamento regionalizado em sua relação com os condicionantes políticopartidários.

Biografia do Autor

Thaise Vila Nova, Centro Universitário de Brusque

Acadêmica do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE

Luciana Butzke, UNIFEBE e FURB

Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Professora do Centro
Universitário de Brusque – UNIFEBE e da Universidade Regional de Blumenau – FURB

Referências

ALESC. Execução Orçamentária. Disponível em: <http://www.alesc.sc.gov.br/portal_alesc/orcamento-estadual/execucao-orcamentaria>.

Acesso em agosto 2015.

ALESC. Audiências públicas regionais. Disponível em: <http://www.alesc.sc.gov.br/portal_alesc/orcamento-estadual/audiencias-regionais>. Acesso

em agosto 2015.

ARRETCHE, Marta. Mitos da descentralização. Mais democracia e eficiência nas políticas públicas? Rev. bras. Ci. Soc. v.11 n.31 São Paulo jun. 1996. Disponível em: http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_31/rbcs31_03.htm. Acesso em: 17 abr. 2015.

FRANÇA, Luciano Marcelo; MANTOVANELI JUNIOR, Oklinger; REIS, C. Apontamentos sobre o Conselho de Desenvolvimento da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau: Um olhar sobre o senso de territorialidade. In: X ECOECO, 2013, Vitória. X

ECOECO. Disponível em: http://www.ecoeco.org.br/conteudo/publicacoes/encontros/x_en/GT9-2200-1582-20130627170657.pdf. Acesso em: 27 ago. 2015.

GIACOMONI, James. Orçamento público. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.

LINDER, Mariana Canadas. A efetividade do planejamento recente em Santa Catarina: O caso da SDR de São Joaquim. Anais do III Encontro de Economia Catarinense, Blumenau, 23 a 25 de abril de 2009. Disponível em: www.apec.unesc.net/III%20EEC/sessoes_tematicas/.../Artigo%2016.doc. Acesso em: 17 abr. 2015.

NEVES, Luiz Alberto. Secretaria de Desenvolvimento Regional de Rio do Sul e os recursos públicos aplicados na região no período de 2004 a 2007. Anais do III Encontro de Economia Catarinense, Blumenau, 23 a 25 de abril de 2009. Disponível em: www.apec.unesc.net/.../Secretaria%20de%20Desenvolvimento%20Regional. Acesso em: 17 abr. 2015.

OBSERVATÓRIO SOCIAL DE BRUSQUE. Quem Somos. Disponível em: http://www.osbrusque.com.br/web/quem_somos.php. Acesso em: 17 abr. 2015.

PISCITELLI, Roberto Bocaccio, et al. Contabilidade Pública: uma abordagem da administração financeira pública. 12ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.

SANTA CATARINA. Secretaria de Desenvolvimento Regional Brusque. Disponível em: http://www.sdrs.sc.gov.br/sdrbrusque. Acesso em: 17 abr. 2015.

SANTA CATARINA. Constituição do Estado de Santa Catarina. Edição atualizada com 49 Emendas Constitucionais. Florianópolis: Assembleia Legislativa, 2009. Disponível em: http://www.alesc.sc.gov.br/portal/legislacao/docs/constituicaoEstadual/CESC_16_11_2009.pdf. Acesso em: 12 dez. 2010.

THEIS, Ivo M.; ZUMMACH, Franklin C. Desenvolvimento Desigual em Santa Catarina: a experiência das Secretarias de Desenvolvimento Regional. Florianópolis: NECAT-UFSC, 2013. Disponível em: necat.ufsc.br/files/2011/10/Ivo-2013.pdf. Acesso em: 17 abr. 2015.

TSE. Eleições. Disponível em: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-anteriores/eleicoesanteriores. Acesso em: 25 jan. 2016.

UNIFEBE. Curso Ciências Contábeis: Informações. Disponível em: http://www.unifebe.edu.br/site/index.php/cursos/graduacao/ciencias-contabeis/19-cienciascontabeis-informacoes. Acesso em: 17 abr. 2015.

Downloads

Publicado

2020-11-06