Avanço do Grande Capital Sobre a Pequena Propriedade Rural: Análise das Mudanças Estruturais na Agricultura Catarinense

Autores

  • Mauricio Mulinari

Resumo

A pequena propriedade rural é parte da formação histórica da sociedade catarinense. Apesar da dinâmica agrária nacional desde os tempos da colônia estar assentada sobre o latifúndio monocultor, o processo de implantação da agricultura na economia catarinense guardou a particularidade de se erguer sobre a base da pequena propriedade rural. Entretanto, desde a década de 40 do século XX, esta base vem sendo alterada com a incorporação do estado à dinâmica da industrialização nacional. A chamada “modernização conservadora” da agricultura brasileira vivida a partir dos anos 60 também teve seus reflexos em Santa Catarina, tendo no desenvolvimento dos frigoríficos e no modelo de integração seu pilar fundamental. Diante disso e no desenvolvimento histórico deste processo, desde os anos 80 que a dinâmica da pequena propriedade vem sendo solapada. Com base neste cenário, este artigo pretende analisar os dados do censo agropecuário de 2017, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e os comparar com as décadas anteriores. Com isso, procuraremos demonstrar com base nos dados censitários como também a última década foi de consolidação e aprofundamento da subordinação da propriedade rural catarinense aos complexos agroindustriais, com a ampliação da adequação da dinâmica econômica catarinense ao mesmo paradigma monocultor e de centralização da propriedade que domina o restante do Brasil.

Referências

GOULARTI FILHO, Alcides. Formação econômica de Santa Catarina. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2007.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. Livro 3: o processo global de produção capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

PADRO JÚNIOR, Caio. História econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2008.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SANTA CATARINA, Centro de Soecioeconomia e Planejamento Agrícola da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de. Síntese anual da agricultura de Santa Catarina: 2017-2018. Santa Catarina, 2018.

WANDERLEY, Maria de Nazareth Baudel. Um saber necessário: os estudos rurais no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.

Downloads

Publicado

2020-10-19