HISTÓRIAS DIGITAIS COMO RECURSO PARA ENSINO/APRENDIZAGEM DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA

Autores

  • Celso Henrique Soufen Tumolo Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Histórias digitais, língua estrangeira, recurso pedagógico, abordagem por conteúdo, abordagem por projeto.

Resumo

Contação de histórias tem sido parte da humanidade, e tem servido como fonte de entretenimento como também de informação. Recentemente, recursos tecnológicos digitais são agregados à contação de histórias, resultando no que está sendo chamado de Contação de Histórias Digitais (Digital Storytelling). Este artigo busca trazer uma reflexão sobre o uso de histórias digitais (HDs) para o ensino/aprendizagem de inglês como língua estrangeira (LE), considerando duas abordagens de ensino/aprendizagem que podem acomodar o, ou advir do, uso de HDs para ensino/aprendizagem de LE – abordagem por conteúdo e abordagem por projetos. Por último, considerando a possibilidade de produção de HDs como recurso pedagógico, tanto por parte de professores como de alunos, busca, também, apresentar alguns procedimentos essenciais para a produção de HDs. A conclusão apresenta uma defesa do uso de HDs como recurso que pode auxiliar no ensino/aprendizagem de Inglês como LE.

Downloads

Edição

Seção

Artigos