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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Trabalhos enviados para publicação devem ser montados em arquivo .doc ou .docx com a seguinte estrutura:

Página de rosto: indicando a sessão em que pretende publicar o trabalho (veja detalhes das sessões em "Políticas de Sessão"), título, identificação dos autores em ordem de citação (nome completo, setor de trabalho, titulação e email de contato), endereço para correspondência do autor responsável pelos contatos.

A declaração de conflitos de interesse dos autores deve aparecer na folha de rosto e será publicada junto ao trabalho. Incluir fontes de apoio financeiro ao trabalho e citar se os autores possuem vinculação a empresas/coletivos/partidos que tenham interesse na divulgação das informações do trabalho.

Deve ser anexado um documento .pdf contendo o seguinte texto: "Declaração de concordância - os autores abaixo assinados declaram que concordam com a publicação do trabalho intitulado (escrever o título do trabalho) em "Boletim do Curso de Medicina da UFSC" e que aceitam as normas de publicação neste periódico. Os autores declaram os seguintes conflitos de interesse: (declarar ligação a empresas/coletivos/partidos/movimentos com interesse na divulgação das informações do trabalho). Cidade, data - Nome completo, e-mail e assinatura de todos os autores"

Para relatos de caso, deve ser anexado um documento .pdf denominado "Formulário de Consentimento" do paciente tratado no relato ou de seu responsável paara autorizar a publicação. O modelo deste formulário encontra-se a seguir.

Segunda página: Resumo com até 250 palavras (estruturado da mesma forma que o artigo), seguido de três a seis palavras-chave, separadas por ponto-e-vírgula, para indexação (baseadas no DECs - descritores em ciências da saúde)

Em seguida, o artigo (com o máximo de 3000 palavras).

Se artigo original, estruturado em seções (Introdução, Objetivos, Método, Resultados, Discussão e Conclusões).

Artigos de revisão narrativa podem ter estrutura Introdução, Método, Revisão e Conclusões.

As seções "Artigos", "Ensaios", " O que o residente lê" e "Cartas" tem estrutura livre, sendo que as seções "O que o residente lê" e "Cartas" não exigem resumo.

A seção "infográfico" não exige arquivo de texto com o artigo. O artigo a ser publicado deve ser apresentado com todas as informações, incluindo o nome dos autores e suas afiliações, os conflitos de interesse e órgão financiador, em uma figura em formato .jpg. A página de rosto e a "declaração de concordância de publicação" devem ser enviadas em anexo, como descrito acima.

Trabalhos envolvendo pesquisa com seres humanos ou animais devem mencionar a aprovação no respectivo Comitê de Ética em Pesquisa. Ensaios clínicos devem mencionar o resgitro em órgão competente.

O artigo deve ser escrito em fonte Tymes New Roman, tamanho 12, espaço simples. As referências devem seguir a norma de Vancouver, conforme divulgadas nas orientações para o Trabalho de Conclusão de Curso da Medicina (http://www.medicina.ufsc.br/files/2011/11/NORMAS-TCC-MEDUFSC-2011.pdf) e nas orientações de normatização de trabalhos acadêmicos da Biblioteca Universitária (http://portal.bu.ufsc.br/normalizacao/), sendo numeradas ao longo do texto em algarismos arábicos sobrescritos.

Figuras e tabelas devem seguir as mesmas normas do TCC da medicina (http://www.medicina.ufsc.br/files/2011/11/NORMAS-TCC-MEDUFSC-2011.pdf). Tabelas podem ser incorporadas no mesmo arquivo do texto; figuras podem ser incorporadas no texto, mas também devem ser encaminhadas como "arquivo suplementar".

 

ANEXO: Formulário de consentimento para relatos de caso

Boletim do Curso de Medicina da UFSC

Formulário de consentimento

 

 

Eu _______________________________________________________________ dou o meu consentimento para que o Material sobre mim / sobre o(a) doente ________________________________________________________________apareça numa publicação do “Boletim do Curso de Medicina da UFSC”.

 

Confirmo que eu: (assinale as caixas para confirmar)

vi a fotografia, imagem, texto ou outro material sobre mim / sobre o(a) doente

li o artigo a ser submetido à publicação no “Boletim do Curso de Medicina da UFSC”

estou legalmente autorizado(a) a fornecer este consentimento.

 

Compreendo o seguinte:

(1) O Material será publicado sem o meu nome/o nome do(a) doente associado, no entanto, compreendo que não pode ser garantido o total anonimato. É possível que qualquer outra pessoa, em qualquer outro local – por exemplo, alguém que me tenha prestado cuidados/tenha prestado cuidados ao(à) doente ou um familiar – possa reconhecer-me/o(a) doente.

 

(2) O Material pode apresentar ou incluir detalhes sobre a minha condição clínica/condição clínica do(a) doente ou lesão e qualquer prognóstico, tratamento ou cirurgia que eu/o(a) doente tenha, tenha tido ou possa ter no futuro.

 

(3) O artigo pode ser publicado numa revista com distribuição mundial. O “Boletim do Curso de Medicina da UFSC” é voltado a estudantes de medicina, médicos e outros profissionais de saúde, mas pode ser também acessada por outras pessoas.

 

(4) O artigo, incluindo o Material, poderá ser alvo de um comunicado de imprensa e pode ser relacionado com atividades nas redes sociais e/ou outras atividades promocionais. Depois de publicado, o artigo será colocado num sítio Web e poderá estar também disponível noutros sítios Web.

 

(5) O texto do artigo será editado para verificação de estilo, gramática e consistência antes da publicação.

(6) Eu/o(a) doente não receberei/á qualquer benefício financeiro com a publicação do artigo.

 

(7) Posso revogar o meu consentimento em qualquer altura antes da publicação, mas depois de o artigo ter sido atribuído para publicação (“ser lançado”), não será possível revogar o meu consentimento.

 

 

Assinado: _____________________________

Nome em letra de imprensa: ________________________________________

 

Endereço: _____________________________

Endereço de e-mail: ______________________________

 

_____________________________________

N.º de telefone: _________________________________

 

 Título provisório do artigo no qual o Material será incluído:

__________________________________________________

________________________________________ __________

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

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