Sobre Tudo https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo <h3>Qualis CAPES 2017-2020</h3> <p>B2</p> <h3>ISSN</h3> <p>1519-7883</p> <h3>Periodicidade </h3> <p>Semestral</p> <h3>Áreas do conhecimento</h3> <p>Ensino e Interdisciplinar</p> <p><strong>Estatísticas</strong></p> <p> </p> <p> </p> pt-BR sobretudoca@gmail.com (Gláucia Dias da Costa) revistasobretudo@contato.ufsc.br (Ramónn Guilherme Wilhelm) Fri, 27 Dec 2024 15:36:02 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Between films, literature and memes https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7512 <p>This article aims to present an experience reporto on the use of historical sources in the high school years, at the Mário Martins Full-Time Educational Center, inthe contexto of the Programa Residência Pedagógica (PRP/Capes), of the Full Degree Course in History, of the Federal University of Piauí (UFPI/CSHNB). The experience report aims to presente the diferente types of historical sources, identify the relationship between sources and thinking historically, and finally, present the use of historical sources in the classroom based on History Education Theory. To do this, we carried out a documentary analysis of the chosen historical sources and presented a reporto f teaching experiences though the aula-oficina proposed by historian Isabel Barca (2004). In this way, the article aims to share experiences in the área of History Education and contribute to teacher training.</p> Alexandre Ribeiro de Sousa, Ana Clara , Carla Silvino, Francisca Thais Copyright (c) 2024 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7512 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 +0000 ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O RETORNO AO ENSINO PRESENCIAL https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7227 <p><span style="font-weight: 400;">O estudo objetiva descrever as práticas docentes desenvolvidas no Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de modo a refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem relativo ao retorno à educação presencial. Nessa tessitura, a formação inicial, especialmente na área da docência, possui caráter teórico metodológico e didático pedagógico. Cabe ressaltar, que o estágio deve materializar a relação de unidade entre teoria e prática, bem como o diálogo entre a Universidade e a Escola. Posto que, é mediação na constituição da identidade profissional e pessoal do(a) professor(a) dentro e fora da instituição escolar. Quanto à metodologia, a abordagem é de natureza qualitativa, quanto ao objetivo é descritiva, e para produção dos dados foi utilizada a observação participante como técnica de levantamento e produção de dados por se tratar de relato de experiência. O estudo foi realizado em uma escola da rede pública municipal de Teresina-Piauí, na qual desenvolveu-se o Estágio Supervisionado nos anos iniciais do Ensino Fundamental do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí, campus do município de Teresina. Não obstante, o ensino remoto provocou profundas fragilidades no processo educativo das crianças, bem como na prática docente condizente ao estágio, assim, foi necessário adaptar metodologias, ou seja, os modos de pensar, planejar e executar o ensino.</span></p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> Juliana Ferreira Lima, Isabele Candeia da Silva, Maria de Nazareth Fernandes Martins Copyright (c) 2024 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7227 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 +0000 TRANSFORMANDO TEORIA EM PRÁTICA https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7707 <p>This article aims to report the experience of a teaching student during the completion of Supervised Internship I in a school context. The report includes reflection not only on pedagogical practices but also on students' involvement with the school reality, providing future teachers with the opportunity to experience the teaching and learning process in the classroom. The methodology employed included bibliographic research and in loco observation to describe the practices of the lead teacher. The experience highlighted the relevance of the Supervised Curricular Internship as a fundamental discipline in preparation for a teaching career, providing future teachers with skills and knowledge to face classroom challenges. Integration into the school environment underscored the importance of interpersonal relationships and the school's commitment to student learning.</p> Bruna Zenato Corso, Fernanda Miotto Copyright (c) 2024 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7707 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 +0000 BIODANZA E ESTADOS DE ÂNIMO NA ESCOLA https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7859 <p>O conhecimento é o ponto central em qualquer proposta educacional. Resulta de escolhas pedagógicas que podem abarcar a cultura corporal e instigar o protagonismo dos sujeitos entre si, com os conteúdos e com seu mundo vivido. O Sistema Biodanza visa a integração humana onde o ambiente, a música e as trocas possibilitam vivências que geram emoções. O objetivo deste artigo é de verificar se ocorreram ou não alterações do estado de ânimo, antes e depois da prática de uma aula semanal de Biodanza, durante nove aulas de Educação Física, junto aos estudantes do 3<sup>o</sup> ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, matriculados na disciplina de Yoga. Configurando-se como um estudo de caso, a coleta das informações ocorreu por meio do preenchimento individual de uma tabela sobre a percepção das emoções e dos sentimentos. Compreendemos estado de ânimo como respostas afetivas geradas por situações externas que desencadeiam impulsos comportamentais, numa duração prolongada, frente a determinados eventos. O estado de ânimo cansado, foi o mais citado pelos alunos no início das sessões de Biodanza, seguido de agradável e ansioso. Alegre, leve e energizado foram as mais citadas ao final das aulas. Através desta prática corporal, consideramos que os alunos vivenciaram e perceberam a possibilidade de haver diferenças entre os estados de ânimo negativos e positivos, como um processo dinâmico e passageiro, que pode ser alterado com a prática da Biodanza. Esperamos que essa experiência tenha servido como ferramenta importante de autoconhecimento e para lidar com desafios nesta fase da vida destes estudantes. &nbsp;</p> Leila Lira Peters Copyright (c) 2024 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7859 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 +0000 NUNCA SUBESTIMEM UM PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA. NUNCA. https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/8138 <p>“Never underestimate a public school teacher. Never”: these words – spoken by Tim Walz (2024) – demonstrate the importance of the teacher in education, including its different aspects of schooling, as well as the social basis of the school, however much in the critical analysis of the years 1960-70 has been dubbed the Ideological State Apparatus, especially in the writings of Louis Althusser, referring this concept to a social class relationship, which Bourdieu and Passeron (1970) delved deeper into the sociology of education and the context of pedagogy. Based on this idea, the text delves into the extent to which public school teachers are different from others, although all teachers have a common denominator.</p> José Augusto Pacheco Copyright (c) 2024 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/8138 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 +0000 HOUSING AND DWELLING: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7557 <p>The pandemic established itself as a phenomenon that modified all the structures, so far, consolidated, also affecting the municipality of Viçosa-MG. The pandemic caused the return of countless rented properties to the owners or real estate agents. The return of these properties also occurred for the students of CAp/COLUNI, mainly for those who are in their last year of high school. Given this picture, a question arose: how did these students live? Did they return their residences during the pandemic? From this, the present research aims to answer these questions, following the identification and analysis of how the CAp/COLUNI students live and what kind of housing they use, and to investigate the impacts of these on the teaching-learning process. Methodologically, this is a case study of a qualitative nature, of geographic character, which will use the online application of a questionnaire to the students of the school in order to understand the relationship between the type of housing, the quality of life and the urbanization of Viçosa. Therefore, it is concluded through this research that the means of housing operate as a mechanism capable of influencing the teaching-learning process; moreover, this research has shown that the pandemic has affected, in the most diverse ways - housing, teaching and economy - the students of CAp/COLUNI.</p> Eric Matheus Faria Martins, Leomar Tiradentes Copyright (c) 2024 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7557 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 +0000 EXPEDIENTE https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/8136 Fernanda Müller Copyright (c) 2024 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/8136 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 +0000 JUVENTUDE, CORPO E SAÚDE: QUESTÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA NO TRABALHO COM AS MÍDIAS E TECNOLOGIAS https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7451 <p><strong>Resumo: </strong>Historicamente a Educação Física tem no corpo e no movimento as bases de sua prática no âmbito escolar. Aqui o estudo segue a linha epistêmica das “práticas corporais” enquanto conteúdo da Educação Física escolar. Este ensaio propõe colocar em perspectiva o binômio corpo e saúde com jovens na escola tendo as mídias e tecnologias como mediadoras do processo. As reflexões aqui desenvolvidas são estéticas e políticas na medida em que pretendem sensibilizar a partir da reflexão dos temas e conteúdos oriundos das mídias e das tecnologias com a finalidade de gestar comportamentos que ultrapassem o reducionismo pautado no binômio saúde/doença no que tange a concepção de corpo.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Corpo; Mídias; Saúde; Juventude; Educação Física.</p> Cristiano Mezzaroba, Fabio Zoboli, Fernando Gonçalves Bitencourt Copyright (c) 2024 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/7451 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 +0000 ATRAVÉS DO ESPELHO https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/8137 <p>Editorial que contextualiza a edição e apresenta a revista.</p> Gláucia Dias da Costa , Fernanda Müller, George Luiz França, Lara Duarte Souto-Maior, Leomar Tiradentes Copyright (c) 2024 https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/8137 Fri, 27 Dec 2024 00:00:00 +0000